O Financial Times (FT) anunciou, nesta segunda-feira (29), que fechou um acordo com a OpenAI, dona do ChatGPT, para treinar modelos de inteligência artificial (IA) a partir de seu conteúdo. Conforme divulgado pela Reuters, a parceria deve ainda colaborar para o desenvolvimento de novos produtos e recursos de IA para leitores do FT. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A parceria permitirá que o ChatGPT use resumos, citações e links selecionados do FT; 
  • O tipo de negócio pode ajudar a evitar conflitos judiciais quanto aos direitos autorais dos conteúdos de jornais; 
  • Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. 

Leia mais! 

Tentando manter seus processos de treinamento autorizados e legítimos diante da Justiça, a OpenAI também fechou, recentemente, um acordo semelhante com a Associated Press. A editora de notícias licenciou parte de seu arquivo de notícias para a startup. 

publicidade

Não apenas a dona do ChatGPT, o Google também fechou um acordo de licenciamento de conteúdo para treinamento de sua IA, Gemini. A big tech fez negócio com o Reddit e outras empresas na tentativa de evitar processos e disputas em tribunais, o que se tornou comum com o boom dos chatbots de IA.   

Vale lembrar que a OpenAI foi processada, no ano passado, pelo The New York Time por usar seu conteúdo publicado de forma não autorizada para treinar sua IA. Entenda aqui

publicidade

Modelos de IA generativa “aprendem” a partir de exemplos para criar ensaios, códigos, e-mails, artigos e muito mais, e empresas como a OpenAI usam a web para buscar esses exemplos para adicionar aos seus conjuntos de treinamento. Alguns exemplos estão no domínio público, outros sob licenças restritivas que exigem citação ou formas específicas de compensação.