Você não precisa gostar de futebol para conhecer a máxima: não se mexe em time que está ganhando. Os executivos da Toyota devem trabalhar com essa filosofia. A montadora “joga seguro” e ocupa a liderança nas vendas globais há 4 anos consecutivos.

Foram 11,2 milhões de veículos comercializados em 2023, quase 2 milhões a mais que a segunda colocada Volkswagen. A marca japonesa virou sinônimo de qualidade e confiabilidade.

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A Toyota não fica no pódio quando o recorte é feito aqui no Brasil. Mesmo assim, a companhia vai bem no segmento dos SUVs médios: ocupa atualmente a segunda posição com o seu Corolla Cross, atrás do Jeep Compass.

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A grande preocupação da empresa, no entanto, não é necessariamente com o líder de mercado, mas sim com quem está vindo atrás.

As montadoras chinesas BYD e GWM prometem se fortalecer cada vez mais, com investimentos bilionários no Brasil – e a fabricação de veículos em território nacional.

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Pensando em conservar sua atual posição no mercado, a Toyota acaba de apresentar a versão 2025 do seu Corolla Cross. E ela traz algumas pequenas mudanças, mas nada muito relevante (até porque aquela máxima continua valendo no mundo automobilístico).

O Corolla Cross 2025

Imagem: Divulgação/Toyota
  • A versão 2025 recebeu uma atualização visual, incluindo uma nova grade frontal com elementos hexagonais e novos faróis de LED para as versões XRX, XRX híbrida e GR-Sport.
  • Na parte traseira, as versões híbridas agora vêm com um emblema HEV no lugar do antigo “Hybrid”.
  • A cabine conta com painel digital com tela configurável de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução, forro do teto em tecido e abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas.
  • A principal mudança, no entanto, foi a retirada do polêmico freio de estacionamento no pedal.
  • No lugar dele a montadora colocou um freio de mão eletrônico por botão, assim como ocorre nos modelos das outras marcas.
  • Além disso, a Toyota adicionou o controle de cruzeiro adaptativo em todas as versões.
Imagem: Divulgação/Toyota
  • Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Corolla Cross 2025 apresenta melhorias significativas em termos de consumo, com destaque para a versão híbrida, que pode alcançar até 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade.
  • Em termos de segurança, o novo modelo permanece com os recursos atuais, como sete airbags, assistente de pré-colisão frontal com alertas sonoros e visuais, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, entre outros.
  • O SUV também contará com faróis de neblina dianteiros de LED, freios ABS com BAS e EBD, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de tráfego traseiro e sistema de alarmes perimétrico e volumétrico.
  • Os preços do novo Corolla Cross 2025 devem variar entre R$ 164.990 e R$ 210.990.

Concorrência chinesa vem pesada

Como dissemos, a Toyota está mais preocupada com o crescimento dos modelos chineses nesse segmento do que com a liderança do Jeep Compass.

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E a leitura de mercado parece impecável, tendo em vista as cifras astronômicas prometidas pelas montadoras BYD e GWM.

A Great Wall Motor comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), em agosto de 2021. Na sequência, anunciou dois ciclos de investimento: R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032.

A produção nacional da marca deve começar no segundo semestre deste ano e a tendência é que a planta produza um SUV da linha Haval – provavelmente o Haval H6, concorrente do Compass e do Corolla Cross.

Haval H6
Imagem: Divulgação/GWM

Já a BYD havia prometido R$ 3 bilhões para começar a fabricar carros híbridos e elétricos no Brasil. No último mês, porém, a empresa anunciou mais R$ 2,5 bilhões para a fábrica em Camaçari (BA).

Os primeiros BYD nacionais chegam no fim do ano, e dois deles serão o elétrico Yuan Plus e o híbrido Song Plus, SUVs de porte semelhante ao de Compass e Corolla Cross.

Lembrando que as empresas chinesas Omoda e Jaecoo, ambas do grupo Chery, também estão chegando ao nosso mercado. E elas também terão no portfólio SUVs híbridos e elétricos.

As informações são da revista Exame.