Imagem: Divulgação/Toyota
Você não precisa gostar de futebol para conhecer a máxima: não se mexe em time que está ganhando. Os executivos da Toyota devem trabalhar com essa filosofia. A montadora “joga seguro” e ocupa a liderança nas vendas globais há 4 anos consecutivos.
Foram 11,2 milhões de veículos comercializados em 2023, quase 2 milhões a mais que a segunda colocada Volkswagen. A marca japonesa virou sinônimo de qualidade e confiabilidade.
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A Toyota não fica no pódio quando o recorte é feito aqui no Brasil. Mesmo assim, a companhia vai bem no segmento dos SUVs médios: ocupa atualmente a segunda posição com o seu Corolla Cross, atrás do Jeep Compass.
A grande preocupação da empresa, no entanto, não é necessariamente com o líder de mercado, mas sim com quem está vindo atrás.
As montadoras chinesas BYD e GWM prometem se fortalecer cada vez mais, com investimentos bilionários no Brasil – e a fabricação de veículos em território nacional.
Pensando em conservar sua atual posição no mercado, a Toyota acaba de apresentar a versão 2025 do seu Corolla Cross. E ela traz algumas pequenas mudanças, mas nada muito relevante (até porque aquela máxima continua valendo no mundo automobilístico).
Como dissemos, a Toyota está mais preocupada com o crescimento dos modelos chineses nesse segmento do que com a liderança do Jeep Compass.
E a leitura de mercado parece impecável, tendo em vista as cifras astronômicas prometidas pelas montadoras BYD e GWM.
A Great Wall Motor comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), em agosto de 2021. Na sequência, anunciou dois ciclos de investimento: R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032.
A produção nacional da marca deve começar no segundo semestre deste ano e a tendência é que a planta produza um SUV da linha Haval – provavelmente o Haval H6, concorrente do Compass e do Corolla Cross.
Já a BYD havia prometido R$ 3 bilhões para começar a fabricar carros híbridos e elétricos no Brasil. No último mês, porém, a empresa anunciou mais R$ 2,5 bilhões para a fábrica em Camaçari (BA).
Os primeiros BYD nacionais chegam no fim do ano, e dois deles serão o elétrico Yuan Plus e o híbrido Song Plus, SUVs de porte semelhante ao de Compass e Corolla Cross.
Lembrando que as empresas chinesas Omoda e Jaecoo, ambas do grupo Chery, também estão chegando ao nosso mercado. E elas também terão no portfólio SUVs híbridos e elétricos.
As informações são da revista Exame.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de abril de 2024 16:39