Uma das coisas que faz o nosso planeta ser único é a imensa variedade de ecossistemas, espécies e genes. No entanto, a biodiversidade está em declínio. Um estudo aponta que ela reduziu entre 2% e 11% durante o século XX. E alerta que as mudanças climáticas devem acentuar ainda mais essa queda.

O estudo sobre biodiversidade

A análise foi liderada pelo Centro Alemão de Pesquisa Integrativa da Biodiversidade (iDiv) e pela Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg (MLU). O estudo, publicado na revista Science, é o maior estudo de modelagem do tipo já feito até hoje.

No total, os pesquisadores compararam treze modelos para avaliar o impacto das mudanças no uso da terra e das mudanças climáticas em quatro métricas distintas de biodiversidade, bem como em nove serviços ecossistêmicos.

A equipe concluiu que houve uma queda na biodiversidade de 2% a 11% durante o século XX. Os cientistas ainda calcularam o impacto nos chamados serviços ecossistêmicos, ou seja, os benefícios que a natureza proporciona aos seres humanos.

No século passado, houve um aumento maciço no fornecimento de serviços ecossistêmicos, como a produção de alimentos e madeira. Por outro lado, a regulação dos serviços ecossistêmicos, como polinização, retenção de nitrogênio ou sequestro de carbono, diminuiu moderadamente.

Biodiversidade (Imagem: Ravindra Singh Kwatra/Shutterstock)

Impacto das mudanças climáticas

• Os pesquisadores também examinaram como a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos podem evoluir no futuro.
  • Eles descobriram que as mudanças climáticas podem colocar uma pressão adicional sobre o objeto de estudo, se tornando a principal causadora de redução da biodiversidade na Terra.
  • Foram avaliados cenários de desenvolvimento sustentável e de manutenção das altas emissões de gases de efeito estudo.
  • Em todos eles a biodiversidade foi reduzida em todas as regiões do mundo em função do aumento das temperaturas.
  • A equipe espera usar os resultados para desenvolver novas políticas concretas para salvaguardar e promover a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, de acordo com os pesquisadores.
  • As informações são do Phys.org.