Hubble retoma observações científicas após uma semana de pausa

NASA resolveu problema em dispositivo que já havia falhado no ano passado e que voltou a forçar o Hubble a entrar em modo de segurança
Flavia Correia02/05/2024 11h35, atualizada em 02/05/2024 21h38
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a NASA revelou que as operações científicas do Telescópio Espacial Hubble foram pausadas no dia 23 de abril devido a um problema em um giroscópio (dispositivo de rotação do equipamento). 

O observatório entrou automaticamente em modo de segurança quando um dos três giroscópios fez leituras anômalas. Segundo a agência, os instrumentos do Hubble permaneceram estáveis e o telescópio se manteve o tempo todo em boa saúde.

Na última terça-feira (30), a NASA anunciou que a situação foi normalizada e que o Hubble está operando novamente com seus três giroscópios. “Todos os instrumentos estão online, e a espaçonave voltou a fazer observações científicas”, disse a agência em uma atualização. 

Caso fosse necessário, o equipamento poderia ser reconfigurado para operar com apenas um giroscópio, com o outro giroscópio restante colocado na reserva – mas, não foi preciso.

Leia mais:

Hubble entrou em modo de segurança pelo mesmo dispositivo no ano passado

Os giroscópios medem as taxas de giro do telescópio e fazem parte do sistema que determina para qual direção o equipamento está apontado. O dispositivo que deu defeito já fez com que o Hubble entrasse no modo de segurança em novembro, depois de retornar leituras defeituosas semelhantes. 

Em 2009, durante a quinta e última missão de manutenção do programa de ônibus espacial da agência, a espaçonave teve seis novos giroscópios instalados. Atualmente, três deles permanecem operacionais, e o telescópio pode funcionar com apenas um, se necessário.

A NASA afirma que o Hubble, que acaba de completar 34 anos no espaço, continuará fazendo descobertas inovadoras, trabalhando com outros observatórios, como o Telescópio Espacial James Webb, ao longo desta década e, possivelmente, na próxima.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.