A Netflix anunciou que lançará em 2024 uma série baseada no romance “Cem Anos de Solidão” do escritor Gabriel García Márquez. 

Considerada a obra-prima de García Márquez, “Cem Anos de Solidão” é reconhecida como uma das principais obras do realismo mágico na literatura. Além disso, o aclamado romance é considerado uma das maiores obras da literatura em língua espanhola. 

publicidade

Leia mais:

Quanto ao autor, o colombiano Gabriel García Márquez é um dos mais importantes escritores do século XX. Marquez recebeu prêmio o Nobel de Literatura em 1982.

publicidade

Enquanto a série não chega, listamos a seguir 8 filmes baseados nos livros de Gabriel García Márquez. Confira!

O Amor nos Tempos do Cólera (2007)

  • Não disponível nos streamings.

Adaptação do romance homônimo de 1985. Este é o primeiro filme hollywoodiano baseado numa obra de García Márquez. A direção ficou a cargo do inglês Mike Newell (“Quatro Casamentos e Um Funeral”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”). 

publicidade

Na trama, o jovem Florentino Ariza (Javier Bardem) se apaixona por Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno), mas por ser de classe social diferente, o pai da moça (John Leguizamo) não o aprova e a envia para longe. 

Fermina se casa com Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), um médico que luta contra a cólera. Florentino espera que Juvenal morra para poder finalmente se casar com Fermina. A história se estende por 50 anos, de 1880 a 1930, em Cartagena das Indias. O elenco ainda conta com a atriz brasileira Fernanda Montenegro. 

publicidade

Ninguém Escreve ao Coronel (1999) 

  • Não disponível nos streamings.

Adaptação da obra homônima publicada em 1961. O filme conta com a direção do renomado cineasta mexicano Arturo Ripstein (“El castillo de la pureza”). O elenco conta com a presença da atriz Salma Hayek.

Na trama, um coronel veterano (Fernando Luján) aguarda ansiosamente a chegada de uma carta anunciando a sua pensão, que nunca chega. Há anos, toda sexta-feira, ele veste um terno e espera à beira de um cais. Contudo, todos ao seu redor sabem que é uma espera em vão, inclusive sua esposa (Marisa Paredes).

O Veneno da Madrugada (2005)

  • Não disponível nos streamings.

Baseado no romance “La Mala Hora”, publicado em 1962. O filme brasileiro tem direção do luso-brasileiro Ruy Guerra (“Os Fuzis”) e conta com nomes como Leonardo Medeiros, Juliana Carneiro Da Cunha, Fábio Sabag e Zózimo Bulbul no elenco. 

A trama se passa em uma cidade qualquer da América do Sul, onde a chuva incessante transforma tudo em lama. A população local é abalada quando uma série de bilhetes anônimos é espalhada pela cidade, revelando os piores segredos da cidade.

Do Amor e Outros Demônios (2009)

  • Não disponível nos streamings.

Adaptação do romance homônimo de 1994. O longa tem roteiro e direção da costarriquenha Hilda Hidalgo. 

A trama se passa na Colômbia durante o período colonial, marcado pela inquisição e escravidão. A história acompanha uma jovem aristocrata (Eliza Triana) cuja vida é muda drasticamente quando é mordida por um cão raivoso. 

O bispo (Jordi Dauder) acredita que a jovem está possuída e a tranca em um convento para ser exorcizada. No entanto, a jovem vive um amor proibido com um padre aprendiz (Pablo Derqui).

Memória de Minhas Putas Tristes (2011) 

  • Não disponível nos streamings.

Adaptação da obra homônima publicada em 2004. Sob a direção do dinamarquês Henning Carlsen, o filme recebeu o Prêmio Especial do Júri Jovem no Festival de Cinema Espanhol de Málaga. Emilio Echevarría, Olivia Molina, Ángela Molina e Geraldine Chaplin estrelam a produção. 

Com um enredo que gerou controvérsias, o filme segue um jornalista que, para celebrar seu aniversário de 90 anos (Echevarría), resolve passar uma noite com uma adolescente virgem. No entanto, ao vê-la dormindo, ele perde o interesse puramente carnal e se apaixona.

Crônica de Uma Morte Anunciada (1987)

  • Não disponível nos streamings.

Adaptação da obra homônima publicada em 1981. O filme conta com uma dupla italiana renomada do cinema: o roteiro adaptado é de Tonino Guerra (que já roteirizou filmes de cineastas consagrados como Andrei Tarkovsky, Michelangelo Antonioni e Federico Fellini), e a direção é de Francesco Rosi (“O Bandido Giuliano”). 

A trama se desenrola em torno de uma morte em uma pequena cidade da Colômbia. Santiago Nasar (Anthony Delon) foi assassinado pelos irmãos Vicario em vingança pelo suposto ultraje de sua irmã, Angela Vicario (Ornella Muti). 

Isso ocorreu quando o rico e forasteiro Bayardo San Román (Rupert Everett) descobre que Ângela, com quem ele casou recentemente, não era virgem, e a devolve à sua família.

Saraba hakobune (1984)

  • Não disponível nos streamings.

Este filme japonês, conta com a direção do multi-artista vanguardista Shūji Terayama. O longo baseia-se vagamente em “Cem Anos de Solidão”, para muitos a obra-prima de Gabriel García Márquez. 

A trama acompanha o amor proibido de dois primos. Para evitar o contato, o pai da moça a obriga a usar um cinto de castidade. No entanto, graves consequências ocorrem quando o rapaz passa a sofrer constantes humilhações dos outros habitantes do vilarejo.

Eréndira (1983) 

  • Não disponível nos streamings.

Mais um filme dirigido pelo luso-brasileiro Ruy Guerra para a lista, “Eréndira” conta com roteiro escrito pelo próprio Gabriel García Márquez, que se baseou em seu conto “La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada”. 

O filme tem a atriz brasileira Claudia Ohana e a grega Irene Papas. Na trama, a adolescente Erêndira (Ohana) tem uma experiência mística surreal que coincide com um incêndio que destruiu a casa de sua avó (Papas). Culpando a jovem pelo ocorrido, a avó força a neta a se prostituir para restituir o prejuízo. 

Bônus: 

Tempo de Morrer (1966) 

Este cultuado faroeste mexicano dirigido por Arturo Ripstein não é uma adaptação de um livro de Gabriel García Márquez. No entanto, o filme foi roteirizado pelo próprio García Márquez, ao lado de outro escritor mexicano, Carlos Fuentes. 

O longa conta com Marga López e Jorge Martínez de Hoyos no elenco. A trama gira em torno de um homem (Hoyos) que retorna à sua cidade natal depois de cumprir uma sentença de prisão por matar um homem em um duelo. Ele deseja recomeçar sua vida, porém os filhos do homem morto buscam vingança.

Tiempo de morir (1985)

Este filme colombiano é uma nova versão do roteiro de García Márquez do filme mencionado anteriormente. Com direção do cineasta Jorge Alí Triana, este filme é considerado um dos melhores da história do cinema colombiano.