Amplamente considerado um dos maiores e mais importantes dramaturgos e poetas da história, a influência de William Shakespeare continua mais forte do que nunca. 

Pelo menos é o que indica o sucesso mundial da comédia romântica “Todos Menos Você”. O filme, estrelado por Sydney Sweeney e Glen Powell, é uma adaptação de “Muito Barulho por Nada” e tornou-se a maior adaptação live-action de uma obra de Shakespeare

Leia mais:

Diante desse êxito, que tal relembrarmos outros grandes filmes que adaptaram a obra de Shakespeare? A seguir, listamos os 10 melhores filmes baseados nas obras-primas desse grande gênio.

publicidade

Ran (1985)

Ran (1985) / Credito: Toho (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine. 

Este épico dirigido pelo renomado Akira Kurosawa é uma adaptação livre da peça “Rei Lear” ambientada no Japão feudal do século XVI. O filme é aclamado por suas cenas de batalha e pelas imagens deslumbrantes. 

Na trama, um poderoso senhor da guerra anuncia que pretende dividir seus bens entre seus três filhos. No entanto, essa decisão desencadeia uma forte disputa entre eles.

Otelo (1951)

Othello (1951) / Crédito: Marceau Films/United Artists (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte.

Um dos filmes mais aclamados na filmografia do gênio Orson Welles é sua magistral e tumultuada adaptação de “Otelo”.

Na trama, o general mouro Otelo (Welles) casa-se secretamente com Desdêmona (Suzanne Cloutier), filha de um aristocrata. Entretanto, um antigo pretendente da moça, Roderigo (Robert Coote), une forças com Iago (Micheál Mac Liammóir), inimigo de Otelo, para derrubá-lo. 

Juntos, eles tramam uma conspiração que faz Otelo acreditar que sua amada está traindo-o com seu tenente, Michael Cassio (Michael Laurence).

Muito Barulho por Nada (1993)

Much Ado About Nothing (1993) / Credito: The Samuel Goldwyn Company (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video. 

O ator e diretor britânico Kenneth Branagh é conhecido por suas adaptações das obras de Shakespeare. Uma das mais aclamadas e que fez mais sucesso de público é “Muito Barulho por Nada”. 

Além de Branagh, que estrela e dirige a produção, o elenco conta com nomes de peso: Emma Thompson, Robert Sean Leonard, Denzel Washington, Michael Keaton, Keanu Reeves e Kate Beckinsale. A história gira em torno de jogos de amor, intrigas, bate-bocas e traições entre dois casais.

Hamlet (1948) 

Hamlet (1948) / Credito: Rank Film Distributors Ltd. (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Adaptação da famosa peça homônima, “Hamlet” foi o primeiro longa-metragem britânico a ganhar o Oscar de Melhor Filme. O filme é dirigido e estrelado pelo astro Laurence Olivier, considerado um dos maiores atores da história. 

Na história, o príncipe dinamarques Hamlet (Olivier) recebe uma aparição fantasmagórica de seu falecido pai, que o informa que seu tio (Basil Sydney) é o responsável por sua morte. 

Esse tio assumiu o trono e se casou com a mãe de Hamlet, viúva (Eileen Herlie), que também teve um papel na traição. A partir desse momento, o príncipe é atormentado por incertezas, dilemas morais e loucura.

 A Herança (1970)

A Herança (1970) / Credito: Longfilm Produtora Cinematográfica (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Itaú Cultural Play.
  • Também disponível no Youtube.

Uma outra adaptação de Hamlet, “A Herança” é um filme brasileiro dirigido por Ozualdo Candeias, grande cineasta do nosso cinema e um dos principais nomes do movimento Cinema Marginal. Contudo, esta adaptação é diferenciada. 

O filme é experimental e não apresenta diálogos, contando com legendas esporádicas. Além disso, a trama é transportada para um cenário bem brasileiro: a história se passa no sertão, no contexto dos latifúndios e brigas por terras.

Macbeth (1971)

Macbeth (1971) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar Amazon Prime Video e Google Play.

Roman Polanski dirigiu esta adaptação de Macbeth, conhecida por sua violência brutal, intensidade, nudez e perversidade. O clima pesado do filme é explicado por um fato externo à obra cinematográfica: o assassinato da atriz Sharon Tate, esposa de Polanski, pela Família Manson. 

No filme, após a profecia das três bruxas, Macbeth (Jon Finch) é persuadido por sua esposa (Francesca Annis) a assassinar o Rei e tomar seu trono. Contudo, seu reinado é sombrio e trágico.

Ricardo III (1995) 

Richard III (1995) / Crédito: Guild Film Distribution (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Runtime.

Esta adaptação de “Ricardo III” leva a peça para um cenário diferente. Em uma visão moderna, o longa é ambientado na Grã-Bretanha dos anos 1930, fazendo alusão ao nazifascismo que vinha avançando na Europa. 

No filme, o traiçoeiro e usurpador do trono Richard III é retratado como um ditador fascista e é vivido pelo ator Ian McKellen. O elenco ainda conta com Annette Bening, Jim Broadbent, Robert Downey Jr., Kristin Scott Thomas, Adrian Dunbar, Maggie Smith e Tim McInnerny.

10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

10 Things I Hate About You (1999) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Esta popular e cultuada comédia romântica é uma adaptação contemporânea da peça “A Megera Domada”. A trama se desenrola no ambiente do ensino médio, onde um recém-chegado à escola (Joseph Gordon-Levitt) se apaixona por uma colega (Larisa Oleynik). 

No entanto, o pai da garota proíbe que ela namore antes de sua irmã mais velha e antissocial (Julia Stiles) arrumar um namorado. Então, o jovem suborna um adolescente rebelde (Heath Ledger) para sair com a irmã.

Romeo + Juliet (1996)

Romeo + Juliet (1996) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Uma das obras mais conhecidas de Shakespeare ganhou essa adaptação estilizada e pop pelas mãos de Baz Luhrmann. 

O filme é uma reinterpretação moderna da tragédia e traz Leonardo DiCaprio como Romeu e Claire Danes como Julieta.

Sonho de uma Noite de Verão (1999)

A Midsummer Night’s Dream (1999) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Adaptação da peça homônima, uma das comédias mais conhecidas de Shakespeare, “Sonho de uma Noite de Verão” conta com um grande elenco: 

Rupert Everett, Calista Flockhart, Kevin Kline, Michelle Pfeiffer, Stanley Tucci, Christian Bale, Sophie Marceau, David Strathairn, Anna Friel, Dominic West, Roger Rees, Max Wright, Gregory Jbara, Bill Irwin, Sam Rockwell, entre outros. 

Transportada para o final do século 19, a história segue várias tramas entrelaçadas envolvendo humanos e seres mágicos, com muita confusão e romance.