A Mercedes-Benz trucks, divisão de pesados da montadora alemã, finalizou, com sucesso, seu primeiro teste de carregamento rápido de mil kW (1 mW) com o recém-definido padrão Megawatt Charging System (MCS), trouxe o InsideEVs.

O novo sistema estava sendo testado no protótipo de caminhão eActros 600, apresentado ao público em 2023, que entra em produção rumo ao mercado europeu ainda este ano.

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Máquina atestando a velocidade de carga atingida pelo e-Actros 600 (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Sistema de “mega-carregamento” da Mercedes-Benz

  • O veículo chegou a receber 1.001,1 kW a 22% do estado de carga (SOC, na sigla em inglês);
  • Foram fornecidos pelo carregador 1.242 amperes a 806 volts para chegar ao patamar de quilowatts;
  • O Mercedes-Benz e-Actros 600 semi-truck tem bateria 621 kWh e até 500 km de alcance;
  • A princípio, o veículo terá entrada de carregamento CCS2 (o mesmo utilizado em EVs convencionais) com capacidade para 400 kW;
  • Segundo a Mercedes-Benz, o carregamento MCS de 1 mW será disponibilizado mais à frente;
  • A montadora informou que “os clientes podem solicitar uma pré-instalação para isso. A tecnologia MCS deve ser adaptável a esses modelos”.

Padrão adotado para obter a mega-velocidade é o MCS (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Apesar de o MCS já ter sido definido como novo padrão, os fabricantes seguem aprimorando sua implementação física para produção em larga escala.

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Daqui para frente, o trabalho dos engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks envolve mais testes da interface de comunicação entre o veículo e a estação de carregamento, definida como parte da padronização MCS, e o desenvolvimento contínuo de componentes de protótipos para a maturidade em série.

Mercedes-Benz, em comunicado

Para o teste realizado no e-Actros, a solução de carregamento rápido DC foi fornecida pela Siemens, que também está aprimorando seus produtos para obter cada vez mais pedidos de clientes.

Corrida pelo carregamento ultra-rápido em veículos elétricos

A cada dia que passa, as montadoras de EVs, baterias voltadas para esses veículos e outros, tentam aprimorar a tecnologia utilizada nos modelos elétricos.

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Recentemente, o Olhar Digital destacou novo sistema de carregamento ultra-rápido, similar aos de smartphones, que promete carregar 80% do EV em apenas dez minutos. É o caso da Polestar, que obteve o feito com o protótipo Polestar 5. Leia mais sobre o assunto aqui.

Outra tecnologia voltada aos elétricos que trouxemos aqui foi a bateria de íons de sódio sem lítio, que promete ser melhor que as que possuem lítio em vários aspectos e podem equipar estações de carregamento de EV, por exemplo. Conheça mais sobre a tecnologia aqui.

Por fim, publicamos sobre a bateria de estado sólido que está sendo desenvolvida pela Factorial Energy, que tem apoio de três montadoras. Entre elas, a própria Mercedes-Benz. A tecnologia da empresa também foca em estender a vida útil das baterias e diminuir seu tempo de carregamento. Leia mais sobre aqui.