O Dia das Mães é uma ocasião marcada pelo salto nas vendas no comércio físico e digital. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, estima que a data deve movimentar mais de R$ 13 bilhões este ano.

Com tanto volume de capital circulando, o período também é prato cheio para tentativas de golpes e fraudes cibernéticas. Confira algumas dicas para se proteger.

publicidade

Leia mais:

Dicas para não cair em golpes virtuais no Dia das Mães

Para fazer suas compras com segurança e aproveitar os descontos sem correr riscos, vale seguir as dicas abaixo:

publicidade
  1. Desconfie de promoções milagrosas;
  2. Cheque se a plataforma de e-commerce escolhida para a transação tem um selo de segurança;
  3. Confira se está navegando em tráfego seguro: em sua grande maioria, endereços de sites seguros iniciam com https;
  4. Cuidado com promoções enviadas via e-mail, SMS e WhatsApp;
  5. Prefira usar a modalidade de pagamento por Cartão Virtual;
compras pela internet
Imagem: Natee Photo/iStock

O que dizem os especialistas

Segundo Felipe Thomé, CISO da Dfense Security, é preciso se prevenir contra ataques de autenticação em massa, ransomware e phishing, já que o período é altamente explorado por hackers: “Falando em phishing, a dica é que as pessoas redobrem atenção com e-mails, SMS e WhatsApp onde invocam urgência, peçam pagamentos ou cliques. Na dúvida, não clique e não pague!”.

Segundo Anthony Cusimano, diretor técnico da Object First, também é preciso redobrar o cuidado com as senhas: “É importante seguir as três principais diretrizes: não reutilize senhas; invista em etapas adicionais, como autenticação multifatorial, login com ID facial e aplicativos de senhas; e lembre-se, quanto mais humana for a sua senha, maior será o risco, então aposte na combinação de letras, número e caracteres especiais – quanto mais esquisita e sem sentido ficar essa combinação, maior a chance de ser uma senha segura”.

publicidade

As empresas também são vítimas em potencial. Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage, alerta que os varejistas devem ficar atentos para identificar e conter acesso não autorizado e malwares: “Criptografia, controles de acesso robustos e atualizações de segurança regulares são medidas essenciais para ajudar os varejistas a protegerem dados confidenciais“, explica o executivo.