Não deixe sua mãe desconectada. O Olhar Digital preparou uma lista com cinco opções de celular de idoso para que elas também consiguam ligar, mandar áudios e, por que não, enviar aquelas mensagens de bom dia. Se você não sabe o que esses aparelhos têm de especial, confira esta matéria na qual a gente explica em detalhes o que é e como escolher um bom celular para idoso.

Positivo P26

Positivo P26
O celular Positivo P26 é ideal para quem quer principalmente fazer e receber chamadas. Imagem: Positivo / Divulgação

O celular mais barato da nossa lista é o Positivo P26. Ele tem uma tela de 1,8″ com resolução QQVGA. Em termos de memórias, ele vai equipado com 32MB de RAM e 32MB de armazenamento – com possibilidade de expansão de até 32GB com MicroSD.

Ele aceita dois chips e a conectividade é 2G. Vale lembrar que o 2G é a única forma de conexão de dados e telefonia móveis em muitos locais no Brasil, porém há previsão de ela parar de ser atendida pelas operadoras de telefonia. Ainda sobre conectividade, o aparelho vai equipado com Bluetooth 2.1+EDR.

Na parte de entretenimento, ele oferece rádio FM e câmera traseira com resolução VGA.

publicidade

Possui entrada para fone de ouvido convencional de 3,5 mm e entrada micro-USB 2.0 para transferência de arquivos e carregamento do aparelho. Ele tem uma bateria de 600 mAh e pesa apenas 80g.

Leia também:

Nokia 110 – NK006

Nokia 110
Com um design premiado, o Nokia 110 é uma das raras opções de celulares com teclado físico no mercado brasileiro. Imagem: Nokia / Divulgação

Se você não gosta do touchscreen – mesmo em telas maiores –, a recomendação é adotar um celular com teclado físico. Infelizmente, depois da saída do Blackberry, o mercado de telefones com teclado físico é bem limitado com opções bem simples.

O Nokia 110 é um celular simples, porém ideal para quem só quer ligar e receber chamadas. Isso se deve ao seu teclado alfanumérico, que é de fácil visualização e adaptação.

Com uma tela de 1,77″ e apenas 72g, esse aparelho recebeu o prêmio de design internacional iF DESIGN AWARD em 2020.

O Nokia 110 possui 32MB tanto de RAM, quanto de armazenamento. Porém, ele aceita expansão cartão de memória microSD de até 32GB para aumentar o espaço interno.

Em termos de diversão, você terá acesso a uma câmera traseira que tira fotos em qualidade QVGA, MP3 player, rádio FM e o clássico jogo da cobrinha.

Nokia C20 – NK038

Celular Nokia C20: celular com tela grande
Nokia C20 é um smartphone simples, mas com uma tela grande de 6,52″. Imagem: Nokia / Divulgação

A tela grande é um recurso indispensável para quem quer um smartphone. Esses celulares inteligentes fazem muito mais do que ligações; eles são recheados de aplicativos e recursos para você ter uma verdadeira central multimídia ao alcance das mãos.

Com uma tela grande de 6,52″ com resolução HD+ wide screen, o Nokia C20 é um celular de idoso simples e completo. Ele conta com Android 11 (Go Edition), 1GB de RAM e armazenamento de 32 GB com a possibilidade de expansão até 256 GB com microSD.

Assim como o Samsung Galaxy A03 Core, ele vai equipado com Wi-Fi, GPS, Bluetooth e 4G. Já o conjunto de câmeras poderia ser melhor, já que ambas as câmeras frontal e traseira contam com 5MP.

Quem tiver um pouco mais de dinheiro para investir, recomendo dar uma olhada no modelo Nokia C30. Ele tem alguns diferenciais: 2GB de RAM (que vão ajudar o sistema rodar sem travar) e uma câmera traseira de 13MP (mais performance para fotos e vídeos).

Samsung Galaxy A12

Celular Samsung Galaxy A12 é um excelente celular com câmera boa
Samsung Galaxy A12 é excelente opção para quem gosta de tirar fotos e filmar, graças ao conjunto de quatro câmeras traseiras e uma câmera frontal. Imagem: Samsung / Divulgação

O Olhar Digital já tem uma lista com os melhores celulares com câmera boa. Por isso, aqui separamos um modelo com um preço em conta.

Sucessor do Samsung Galaxy A11, o Samsung Galaxy A12 vem com algumas melhorias significativas. Uma delas é justamente no conjunto de câmeras. Ele tem quatro câmeras traseiras (48 MP + 5 MP + 2 MP + 2 MP) e uma câmera frontal com impressionantes 8 MP.

Ou seja, é uma excelente opção se você gosta de tirar fotos e gravar vídeos como hobby. A resolução das fotos chega a 8000 x 6000 pixels, enquanto os vídeos suportam alta definição (Full HD).

Além disso, ele conta com uma tela grande de 6,5″ com uma resolução de 1600 x 720 pixels. Ou seja, você consegue assistir a vídeos na Netflix ou no YouTube sem perdas.

Em termos de conectividade, você terá Wi-Fi, GPS, 4G e Bluetooth.

Por fim, o Samsung Galaxy A12 tem 4GB de RAM e memória interna de 64 GB com a possibilidade de expansão de até 1TB com cartão MicroSDXC.

iPhone 11

Apple iPhone 11
Para a mãe mais descolada, uma opção de celular de idoso é o iPhone 11, da Apple. Essa belezinha grava em 4K e é resistente à água. Imagem: Apple / Divulgação

Se você é do time da Apple, com certeza vai querer investir em um iPhone para sua mãe. Atualmente, no Brasil, temos disponível a partir do modelo 11, uma boa pedida para presente.

Esse smartphone vai equipado com uma tela LCD Liquid Retina HD de 6,1 polegadas. Ele ainda é resistente a pó e à água (IP68), suportando até 30 minutos à profundidade máxima de 2 metros.

Já em relação às câmeras, ele conta com um conjunto de duas traseiras e uma frontal, todas com resolução de 12MP. Embora existam telefones com câmera mais potentes, esse aparelho tem o diferencial de gravar vídeos em 4K com 60 fps.

O iPhone 11 tem um processador A13 Bionic, memória RAM de 4 GB e opção de armazenamento interno de até 256 GB.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!