Estes são alguns destaques da edição desta segunda-feira (05):

RS: sistema de alertas para desastres climáticos vai entrar em ação após tragédia

O novo sistema de alertas para desastres climáticos do Brasil está em fase de ajustes e deve entrar em operação nas próximas semanas. Chamado de “cellbroadcast”, ele ainda depende da finalização de um plano de comunicação e do treinamento de agentes da Defesa Civil.

publicidade

Cientista brasileira utiliza técnica maia para plantio de tomates em Marte

Na busca por desenvolver colônias autossustentáveis em Marte, a sabedoria ancestral dos antigos agricultores maias encontrou uma nova relevância. Cientistas da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, liderados pela astrobióloga brasileira Rebeca Gonçalves, aproveitaram a técnica maia de consorciação para impulsionar os rendimentos das culturas em solo marciano simulado.

Veja belas imagens da chuva de meteoros Eta Aquáridas

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a madrugada entre domingo (5) e segunda-feira (6) trouxe um verdadeiro show de luzes nos céus do mundo todo – com mais visibilidade no Hemisfério Sul – resultado da máxima da Eta Aquáridas, uma das maiores e mais famosas chuvas de meteoros do ano. Essa chuva dos meteoros acontece quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos do cometa Halley. Cada pequeno fragmento deixado pelo cometa, ao atravessar a atmosfera do planeta em alta velocidade, gera um meteoro – fenômeno luminoso popularmente conhecido como “estrela cadente”.

publicidade

Imagens inéditas do Sol revelam ‘chuva’ e ‘musgo’ solares

A sonda Solar Orbiter, operada pela Agência Espacial Europeia (ESA), capturou detalhes do comportamento na atmosfera inferior do Sol. O resultado – publicado em vídeo pela agência espacial – é uma perspectiva sem precedentes sobre a coroa solar, repleta de fenômenos como “musgo” e “chuva” solar.

Cientistas recriam o rosto de mulher neandertal que viveu há 75 mil anos; veja como ela era

Quando estudamos Ciências, aprendemos que os neandertais viveram há milhares de anos, junto dos nossos ancestrais, o Homo sapiens. Pesquisas antigas afirmavam que esses hominídeos eram brutos e menos inteligentes. Novos artigos, porém, indicam que essa visão estava equivocada.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!