A Alphabet, empresa que controla o Google, solicitou a um tribunal de Londres o bloqueio de um processo em massa que acusa a empresa de abusar de seu domínio no mercado de publicidade online. As informações são da Reuters.

Leia mais:

publicidade

A ação pede indenização de até 13,6 bilhões de libras (16,9 bilhões de dólares) em nome de editores de sites e aplicativos sediados no Reino Unido, que afirmam ter sofrido perdas devido ao comportamento supostamente anticompetitivo do Google.

Os advogados da Ad Tech Collective Action pediram ao Competition Appeal Tribunal (CAT) que certificasse o caso para prosseguir para um julgamento no início de uma audiência de três dias na quarta-feira.

publicidade

O Google, porém, se defende alegando que o caso apresenta incoerências nas acusações e não explica como a suposta conduta anticompetitiva teria supostamente causado prejuízos às editoras.

Robert O’Donoghue, um dos advogados do grupo que move a ação, alega que o processo movido em Londres foi “o mais recente de uma série de grandes casos de abuso de preferência de conjunto envolvendo o Google”.

publicidade
google
(Imagem: max.ku / Shutterstock.com)

Órgãos reguladores já analisam práticas do Google

  • Os negócios do Google com relação ao mercado de publicidade online já estão sob uma investigação de órgãos reguladores, como a Comissão Europeia.
  • A Comissão Europeia, segundo O’Donoghue, está cobrando a duas multas multibilionárias do Google.
  • As multas seriam por práticas desleais em seu serviço de pesquisa de compras online e pela exigência de pré-instalar o Google Search e o seu navegador Chrome em dispositivos móveis Android.

Outro caso já vinha sendo movido nos EUA contra a Alphabet e o Google devido a práticas antitruste, enquanto a companhia alega que “O impacto do Google na indústria de tecnologia de publicidade tem sido extremamente pró-competitivo.”

Google julgamento
Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock