Um relatório sobre pirataria produzido pela empresa de análise de dados Muso aponta quais foram os programas de TV mais buscados de forma ilegal em 2023. Segundo o documento, usado por empresas detentoras de direitos autorais, escritórios de propriedade intelectual e governos, para acompanhar e desenvolver estratégias contra a pirataria digital, foram quase 230 bilhões de visitas a plataformas de pirataria na internet ao redor do mundo no ano passado.

Leia mais

publicidade

Animes são os mais procurados de forma ilegal

Os dados ainda mostram que o consumo ilegal de programas de TV na internet cresceu 4,2% em 2023, na comparação com o ano anterior. O Brasil ocupa a 13ª posição entre os países com mais visitas a plataformas piratas, representando 2,1% do tráfego mundial.

De acordo com o levantamento, 8 dos 10 títulos mais pirateados foram animes. A pirataria é considerada um problema histórico para a indústria. No Japão, a Associação de Distribuição de Conteúdo no Exterior diz que o consumo ilegal do entretenimento produzido no país, incluindo animes, mangás e videogames, causou um prejuízo de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 77 bilhões) em 2021. O valor é cinco vezes maior do que o registrado em 2019. As informações são do G1.

Jujutsu Kaisen é um anime shounen de ação e suspense, que acompanha as aventuras de Itadori Yuuji. Imagem: Reprodução
O anime Jujutsu Kaisen é um dos programas mais pirateados (Imagem: reprodução)

Lista dos programas de TV mais pirateados em 2023:

  1. “The Last of Us” – Temporada 1
  2. “Jujutsu Kaisen” – Temporada 2
  3. “Vinland Saga” – Temporada 2
  4. “The Eminence in Shadow” – Temporada 1
  5. “Minha Academia de Heróis” – Temporada 6
  6. “Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation” – Temporada 2
  7. “Mashle: Magia e Músculos” – Temporada 1
  8. “The Eminence in Shadow” – Temporada 2
  9. “Frieren e a Jornada para o Além” – Temporada 1
  10. “Silo” – Temporada 1