Para celebrar o Dia das Mães, que tal uma lista temática de filmes? A seguir, listamos 10 filmes que tratam da temática da maternidade

Compilamos longas-metragens dos mais diferentes gêneros para agradar o gosto de todas as mães! Confira a seguir!

publicidade

O Quarto de Jack (2015)

  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Telecine.

Explorando o amor incondicional e os sacrifícios que a maternidade exige, “O Quarto de Jack” conta com roteiro de Emma Donoghue, baseado em seu próprio romance. 

Na trama, uma jovem (Brie Larson) vive com seu filho de cinco anos (Jacob Tremblay) em um galpão precário. Sequestrada e mantida em cativeiro por sete anos, a mãe protege seu filho e tenta escapar do local.

Ela deu à luz seu filho no cativeiro, quando foi abusada sexualmente rotineiramente por seu captor. Brie Larson ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua performance neste filme.

Leia mais:

Tudo sobre Minha Mãe (1999)

  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, Telecine e Mubi.

Escrito e dirigido por Pedro Almodóvar, o aclamado filme espanhol “Tudo Sobre Minha Mãe” foi premiado como filme estrangeiro no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA. Na trama, um jovem de 17 anos (Eloy Azorín) morre atropelado no dia de seu próprio aniversário. 

Sua mãe, Manuela (Cecilia Roth), não pode fazer o que planejava: contar nesse dia para seu filho quem era o pai que ele não conhecia. A partir daí, Manuela parte em uma viagem em busca do pai de seu filho para dar a notícia. 

O elenco ainda conta com Penélope Cruz, Marisa Paredes, Candela Peña e Antonia San Juan.

Que Horas Ela Volta? (2015)

  • Disponível para assinantes da Netflix.

Sucesso do nosso cinema, ‘Que Horas Ela Volta?’ aborda a maternidade no contexto das desigualdades sociais no Brasil. O filme é escrito e dirigido por Anna Muylaert. 

Na trama, Val (Regina Casé) é uma empregada doméstica que vive e trabalha em tempo integral na casa de uma família de classe média alta em São Paulo. Ela é babá de Fabinho (Michel Joelsas), que irá prestar vestibular.

Contudo, Jéssica (Camila Márdila), a filha que Val deixou em Pernambuco quando veio em busca de oportunidades em São Paulo, vai prestar o mesmo vestibular. Quando Jéssica chega na casa dos patrões de Val, uma série de conflitos surge.

Imitação da Vida (1959)

  • Disponível gratuitamente no Netmovies.
  • Disponível para assinantes do Looke e Looke Amazon Channel.

Clássico do cinema, “Imitação da Vida” é um aclamado melodrama dirigido por Douglas Sirk. O longa discute temas como maternidade e questões raciais.

A trama segue Lora Meredith (Lana Turner), uma aspirante a atriz viúva com uma filha, Susie. Quando ela conhece Annie Johnson (Juanita Moore), também viúva e mãe de Sarah Jane, uma forte amizade surge. Annie e Sarah Jane se juntam à família de Lora, com Annie trabalhando para ela. 

Contudo, quando Lora se torna uma estrela da Broadway anos depois, surgem problemas: Sarah Jane (Susan Kohner) rejeita sua identidade por ter a pele mais clara que a mãe. Já Susie (Sandra Dee) se sente rejeitada pela mãe e se apaixona pelo namorado dela (John Gavin).

Laços de Ternura (1983)

  • Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video e Apple.

Centrado em uma relação complexa entre mãe e filha ao longo de trinta anos, “Laços de Ternura” é um premiado filme. O longa é dirigido por James L. Brooks e é estrelado por Debra Winger, Shirley MacLaine, Jack Nicholson, Danny DeVito, Jeff Daniels e John Lithgow. 

Na 56ª edição do Oscar, “Laços de Ternura” ganhou cinco prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (MacLaine), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Nicholson).

Mother – A Busca Pela Verdade (2009)

  • Não disponível nos streamings.

O suspense psicológico sul-coreano “Mother” segue uma mãe viúva (Kim Hye-ja) que cuida sozinha de seu filho com deficiência intelectual de 28 anos (Won Bin). 

Contudo, quando o seu filho é acusado de assassinar brutalmente uma adolescente local, a mãe embarca em uma jornada desesperada para provar sua inocência. O filme é dirigido por Bong Joon-ho, o mesmo do aclamado e premiado “Parasita”.

O Bebê de Rosemary (1968)

  • Disponível para alugar ou comprar no YouTube Filmes e Microsoft Store.
  • Disponível para assinantes do Now.

Um dos grandes clássicos do cinema de horror, o filme conta com direção do francês Roman Polanski, de filmes como Chinatown e O Pianista.

Mia Farrow interpreta Rosemary, uma jovem que se muda para um novo apartamento em Nova York com seu marido (John Cassavetes). Quando Rosemary engravida, eventos estranhos e perturbadores começam a acontecer, levando-a a questionar sua sanidade e a verdadeira natureza do bebê que carrega. 

Sonata de Outono (1978)

  • Não disponível nos streamings.

Clássico drama familiar do extremamente cultuado diretor Ingmar Bergman, e com as lendárias atrizes Ingrid Bergman e Liv Ullmann. Esse filme explora com potência as profundezas da relação complexa entre mãe e filha, marcada por ressentimentos, dores do passado e a busca por reconciliação.

Na história, após anos de distanciamento, uma renomada pianista (Ingrid Bergman) decide visitar sua filha (Liv Ullmann) na Suécia. O reencontro revela as feridas emocionais que as separam há tanto tempo.

Os Outros (2001)

  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Telecine.

Com direção do premiado cineasta chileno Alejandro Amenábar (do vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro Mar Adentro), Os Outros é um filme de suspense com toques de terror.

Uma mãe (Nicole Kidman) vive reclusa com seus dois filhos fotossensíveis durante a Segunda Guerra Mundial, aguardando o retorno do marido do campo de batalha. A chegada de novos empregados desencadeia uma série de eventos inexplicáveis que colocam em risco a sanidade da família.

Pare, Senão Mamãe Atira! (1992)

  • Disponível para alugar ou comprar no YouTube Filmes, Amazon Prime Video e Apple.

Comédia policial despretensiosa, “Pare, Senão Mamãe Atira!” é estrelada por Sylvester Stallone e Estelle Getty. 

O filme gira em torno de um policial durão (Stallone), que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando sua mãe (Getty) decide visitá-lo. A mãe passa a se intrometer na vida de seu filho, inclusive se envolvendo em suas investigações policiais.