Biden quer quadruplicar tarifa sobre carros elétricos da China

Governo dos Estados Unidos quer brecar ascensão chinesa em seu país, enquanto prepara avanços domésticos na indústria de energia limpa
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 14/05/2024 13h40
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Imagem: Gage Skidmore/Wikimedia Commons
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O governo federal dos EUA, chefiado pelo presidente Joe Biden, prepara a instauração de uma tarifa quatro vezes mais alta para produtos de energia limpa que vem da China, incluindo carros elétricos.

Outros produtos que estariam dentro desta política e teriam seus valores afetados são minerais, bateria e produtos solares. A alta nas tarifas ocorre após o governo Biden revisar os valores cobrados em taxação pelo presidente anterior, Donald Trump.

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Trata-se de uma decisão que não veio sem resistência interna para Biden. A equipe de conselheiros econômicos do presidente dos Estados Unidos ficou dividida sobre a decisão de subir as taxas.

Enquanto autoridades comerciais vinham pressionando Biden por taxas mais elevadas, pessoas próximas ao chefe de estado americano, como a secretária do Tesouro, Janet Yellen, o aconselhava que a taxação deveria ser reduzida.

Joe Biden
Imagem: shutterstock/lev radin

O que acabou sendo decisivo para a decisão de quadruplicar as taxações foi um aumento nas exportações chinesas nos produtos de energia limpa. Autoridades dos EUA creem que, para que a indústria americana de energia limpa possa crescer, é preciso se proteger da atuação chinesa neste ramo através das tarifas elevadas.

Aumento na taxação visa impedir domínio chinês no mercado de carros elétricos nos EUA

  • Fontes próximas do governo federal dos EUA alegam que as autoridades querem uma taxação maior, sobretudo nos carros elétricos, com expectativa de uma tarifa que vá subir de 25% para 100%.
  • A tarifa imposta até o momento para carros elétricos da China é o que ainda impede uma adesão em massa dos veículos em solo americano, já que o país asiático consegue comercializar os EVs por um preço menor do que os carros ocidentais.
  • Com a China ampliando cada vez mais sua produção de carros elétricos e conseguindo vendê-los a baixos preços, pessoas ligadas a Biden, legisladores e fabricantes americanos de EVs começaram a temer que uma taxação de 25% não seria o bastante para brecar um domínio de carros chineses no país.
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Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.