A extinção dos neandertais é um dos grandes mistérios da Ciência. Essa espécie de hominídeo era mais antiga que os nossos ancestrais, o Homo sapiens. Eles, no entanto, desapareceram há mais ou menos 40 mil anos.

Inúmeras hipóteses foram levantadas para tentar explicar o que aconteceu. Nenhuma, porém, pode ser considerada definitiva. No meio de tudo isso, cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acabaram de trazer mais uma possibilidade. Será que os neandertais foram vitimados por um surto de doenças?

Os pesquisadores descobriram rastros de três vírus comuns que assolam a humanidade hoje em dia, só que em ossos neandertais de 50 mil anos atrás.

A equipe analisou os dados brutos de dois conjuntos de restos mortais de Neandertais recuperados da caverna Chagyrskaya, na Rússia. Dentro dessas sequências brutas, eles procuravam os restos dos genomas de três tipos de vírus de DNA: adenovírus, herpesvírus e papilomavírus.

E eles os encontraram. Dos três!

Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock

Algumas considerações sobre os vírus

• Os autores do artigo deixam claro que a descoberta não significa necessariamente que os neandertais foram extintos por esses vírus.
  • O achado, no entanto, é importante por si só, pois se trata agora dos mais antigos rastros de vírus humanos da história.
  • O recorde anterior pertencia a herpesvírus encontrados em restos de Homo sapiens de 31.600 anos atrás.
  • O adenovírus está ligado a resfriados e gripes leves, mas que podem se complicar sem o devido tratamento.
  • E, naquela época, não havia tratamento nenhum.
  • Já o herpesvírus causa a herpes e a catapora, e o papilomavírus tem relação com alguns tipos de câncer.
  • Vale destacar que esse artigo da Unifesp ainda não passou por revisão.
  • E os próprios autores reconhecem a possibilidade de contaminação das amostras, embora garantam extremo cuidado no processo.
  • O que seria uma descoberta inovadora pode, na verdade, ser o resultado de alguém que esqueceu de cobrir a boca ao tossir enquanto manipulava os ossos.
  • A revisão serve para descartar essa possibilidade.
Imagem: Philippe Plailly & Atelier Daynes/Science Source

A extinção dos neandertais

Além dessa hipótese dos vírus, os cientistas já levantaram várias outras possibilidades para explicar a extinção desses hominídeos.

Alguns acreditam que o Homo sapiens teve uma vitória genética sobre a outra espécie. A seleção natural de Darwin teria dado uma vantagem aos nossos ancestrais, que se adaptaram melhor ao meio e ao tempo. Isso significa conseguir acesso a comida e obter abrigo para se proteger.

Outros dizem que os neandertais viviam em grupos pequenos demais e por isso acabaram em menor número que os humanos.

Tem gente ainda que aposta no clima. Os cientistas documentaram uma onda de frio de mil anos na Europa Central que coincidiu com a extinção dos neandertais, há cerca de 40 mil anos. Lembrando que os neandertais habitavam inicialmente a Europa e a Ásia. Já os nossos ancestrais, o Homo sapiens, são da África.

Uma última teoria fala em armas e na guerra, que teria durado muito tempo: talvez os humanos primitivos tivessem armas melhores. Sem armadura, um arco e flecha ganha de qualquer machadinha.

As informações são do IFL Science.