A Sony Music enviou cartas a centenas de empresas de tecnologia que fazem uso de IA para alertá-las contra o uso de seu conteúdo sem permissão, conforme informações da Bloomberg.

Mais de 700 empresas receberam a carta – entre elas, companhias que “fabricam” IA e empresas de streaming. O documento diz que uso não autorizado do conteúdo da Sony Music para sistemas de IA nega à gravadora e aos artistas “controle e compensação” de seu trabalho.

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A carta faz duras críticas ao suposto treinamento, desenvolvimento ou comercialização de sistemas de IA que utilizem material protegido por direitos autorais, incluindo música, arte e letras. Os artistas da Sony Music incluem Doja Cat, Billy Joel, Celine Dion e Lil Nas X, por exemplo.

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Indústria musical aumenta esforços para se proteger da IA

música ia
Imagem: Thongden Studio/Shutterstock
  • A indústria musical é uma das que mais se movimenta para proteger seu trabalho quando se trata de ferramentas de IA que podem ferir direitos autorais;
  • No YouTube, onde vídeos com “clones de voz” de músicos feitos com IA viralizaram aos montes em 2023, as gravadoras negociaram um conjunto rigoroso de regras que se aplicam à indústria musical;
  • Ao mesmo tempo, a plataforma introduziu ferramentas musicais de IA, como Dream Track, que gera músicas no estilo de um punhado de artistas com base em instruções de texto.

A Universal Music também já teve suas complicações envolvendo direitos autorais e IA. Em fevereiro, a empresa retirou toda a sua lista de músicas de artistas do TikTok depois que as negociações de licenciamento fracassaram.

TikTok e Universal Music fazem acordo

Ilustração de inteligência artificial falando
Imagem: ArtemisDiana/Shutterstock

Só em abril, a plataforma começou a exibir algumas músicas dos artistas com o selo Universal novamente. O impasse terminou de vez no início de maio, e todas as músicas voltaram para a rede social.

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As duas empresas afirmam que foi alcançado um acordo com mais proteções em torno da IA e “novas oportunidades de monetização” em torno do comércio eletrônico.

“O TikTok e a Universal Music trabalharão juntos para garantir que o desenvolvimento da IA ​​em toda a indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para esses artistas e compositores”, dizia um comunicado de imprensa.