Imagem: Robert Way/Shutterstock
A Sony Music enviou cartas a centenas de empresas de tecnologia que fazem uso de IA para alertá-las contra o uso de seu conteúdo sem permissão, conforme informações da Bloomberg.
Mais de 700 empresas receberam a carta – entre elas, companhias que “fabricam” IA e empresas de streaming. O documento diz que uso não autorizado do conteúdo da Sony Music para sistemas de IA nega à gravadora e aos artistas “controle e compensação” de seu trabalho.
Leia mais:
A carta faz duras críticas ao suposto treinamento, desenvolvimento ou comercialização de sistemas de IA que utilizem material protegido por direitos autorais, incluindo música, arte e letras. Os artistas da Sony Music incluem Doja Cat, Billy Joel, Celine Dion e Lil Nas X, por exemplo.
A Universal Music também já teve suas complicações envolvendo direitos autorais e IA. Em fevereiro, a empresa retirou toda a sua lista de músicas de artistas do TikTok depois que as negociações de licenciamento fracassaram.
Só em abril, a plataforma começou a exibir algumas músicas dos artistas com o selo Universal novamente. O impasse terminou de vez no início de maio, e todas as músicas voltaram para a rede social.
As duas empresas afirmam que foi alcançado um acordo com mais proteções em torno da IA e “novas oportunidades de monetização” em torno do comércio eletrônico.
“O TikTok e a Universal Music trabalharão juntos para garantir que o desenvolvimento da IA em toda a indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para esses artistas e compositores”, dizia um comunicado de imprensa.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de junho de 2024 21:01