Com as novas regras anunciadas pelo Banco Central do Brasil, o Pix automático, que antes era facultativo, agora deverá ser oferecido de forma obrigatória pelas instituições financeiras a partir de outubro de 2024. Entenda o que é e como funciona este recurso!

Leia mais:

publicidade

O que é o Pix automático?

O sistema de transferências instantâneas oferece o Pix automático, um recurso que simplifica pagamentos recorrentes. Este recurso permite que os usuários autorizem transações periódicas em suas contas, eliminando a necessidade de autenticar cada transferência. O Pix automático funciona como um débito automático em conta-corrente, mas sem taxas.

Com a padronização dos procedimentos operacionais que a infraestrutura do Pix proporciona, a nova função pode ser muito útil para empresas e instituições. Essa alternativa pode gerar vantagens por meio da redução de custos envolvidos com cobranças, como, por exemplo, o débito automático, e ajudar também a minimizar as inadimplências.

publicidade
Com o uso do PIX automático o usuário poderá se organizar quanto aos pagamentos mensais. (Imagem: Pexels)

Instituições como o Nubank já disponibilizam modalidades de Pix recorrentes. As novas regras divulgadas pelo Banco Central estabelecem normas para o cancelamento da transação, para o processo de devolução e para a responsabilização em cenários de erro. Com essas alterações, os bancos que já aderiram ao Pix ganharam um prazo para começar a oferecer o produto. A oferta será obrigatória para clientes na modalidade pessoa física a partir de 28 de outubro de 2024.

Como funciona o Pix automático?

O Banco Central informa que o Pix automático será oferecido aos usuários a partir de 28 de outubro de 2024, conforme mencionado acima. Além disso, as instituições que participam do Pix devem oferecer o recurso obrigatoriamente e precisam obter aprovação nos testes de homologação até a data de lançamento do recurso para garantir seu funcionamento perfeito.

publicidade

Se a instituição em questão não disponibilizar o recurso do Pix automático para o usuário ou não obtiver aprovação até a data estipulada pelo Banco Central, ela terá que pagar uma multa por cada dia de atraso, até um limite de 60 dias.

Pix automático vs Pix agendado: qual a diferença?

A maior diferença entre o Pix automático e o Pix agendado está no detalhe que o Pix automático fica restrito para o pagamento de clientes para empresas, já o Pix agendado é uma função para automatizar pagamentos entre pessoas físicas. Sendo assim, para usar essa modalidade, o usuário que fará o pagamento deverá fornecer as instruções de pagamento, inserindo em seu aplicativo de banco o valor, data e o horário das operações.

publicidade

O Pix automático será de graça?

Da mesma forma que o Pix comum, as instituições bancárias oferecerão gratuitamente as transferências realizadas de forma automática para contas de usuários pessoas físicas. Porém, de acordo com o Banco Central, existe, sim, a possibilidade de haver cobranças para transferências automáticas programadas por empresas e contas de pessoas jurídicas.