Imagem: Reprodução/Samsung
A Samsung possui recurso extra para seus usuários da linha Galaxy que visa proteger ainda mais as informações da pessoa e o que ela compartilha com apps: o Painel de Segurança e Privacidade.
Segundo a Samsung, o usuário pode escolher compartilhar apenas alguns de seus dados com aplicativos, “para que estas informações sejam utilizadas na melhoria da sua experiência online“.
Leia mais:
A ideia da sul-coreana, com o Painel de Segurança e Privacidade, é simplificar o gerenciamento de dados do usuário de acordo com suas próprias preferências.
Para acessar o recurso, basta acessar “Configurações”, depois, em “Segurança e Privacidade”. A seguir, conheça quatro permissões importantes disponíveis no Painel de Segurança e Privacidade:
Para quem faz compras online e não quer receber anúncios direcionados (aqueles que insistem com produtos que visitamos), basta acessar o Painel de Segurança e Privacidade, selecionar “Mais Configurações de privacidade”, depois “Anúncios” e, por fim, “Excluir o ID de publicidade”.
Conforme mais e mais apps pedem sua localização, o que pode ser muito inconveniente e até perigoso. Nesse sentido, para controlá-lo, no Painel de Privacidade e Segurança, o usuário tem acesso a quais aplicativos monitoraram a localização nas últimas 24 horas, fornecendo a opção de selecionar nova configuração, como compartilhar a localização apenas quando utilizar o aplicativo, ao invés de liberá-la o tempo todo.
Donos de dispositivos Samsung Galaxy podem escolher os dados acessíveis por determinados apps, podendo exigir diferentes permissões a depender de cada situação.
Por exemplo, enquanto o usuário estiver jogando, o game pode solicitar o uso do microfone para comunicação com outros jogadores, mas caso o aplicativo tenha acesso ao microfone a todo momento, isso pode ser modificado no Painel de Segurança e Privacidade, podendo até revogar o acesso ao microfone quando o aplicativo em questão não está em uso, ou revogar o acesso por completo. O mesmo vale quando se fala do acesso à câmera.
É comum baixarmos apps que, depois, nos arrependemos ou nem utilizemos mais. Às vezes, para um uso específico, como para uma viagem. Por isso, pode acontecer de não percebermos que eles seguem instalados – e com todos os acessos liberados no primeiro uso dele.
Para evitar que os aplicativos acessem mais do que o necessário, os dispositivos Galaxy têm proteção proativa ao remover permissões de aplicativos que não são usados há certo tempo.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de maio de 2024 18:04