Um novo estudo desvendou os motivos por trás da venda de cavalos da Escandinávia para a região do Mar Báltico há cerca de mil anos. Segundo os pesquisadores, os animais eram sacrificados em cerimônias públicas.

Leia mais

publicidade

Rituais de sacrifício de cavalos

Os cavalos foram um componente importante da cultura Balt entre os séculos I e XIII. Diversos artefatos equestres antigos foram recuperados na região dos Bálticos. Mas agora, um novo estudo publicado na revista Science Advances fornece mais informações sobre o uso dos animais em rituais de sacrifício.

No total, os pesquisadores realizaram análises biomoleculares em 80 cavalos encontrados em nove sítios arqueológicos da região oriental do Báltico, que compreende a atual Polônia, Lituânia e a província russa de Kaliningrado. A equipe concluiu que os animais eram usados em grandes sacrifícios e que alguns deles eram importados de regiões distantes para este fim.

publicidade

Registros antigos apontavam que os cavalos machos eram especificamente selecionados para o sacrifício público e que esse ritual muitas vezes envolvia decapitação, esfolamento e esquartejamento. Em alguns casos, os animais chegavam a ser enterrados vivos durante funerais de guerreiros de elite na cultura Balt.

Para comprovar esta hipótese, os cientistas analisaram o DNA dos cavalos e descobriram que cerca de 66% eram garanhões e 34% eram éguas. O resultado mostra que os povos antigos não selecionavam apenas animais machos para os rituais.

Ilustração de um enterro de cavalo durante um ritual de sacrifício (Imagem: Mirosław Kuzma)

Cavalos vieram da Escandinávia

  • Durante o estudo, os pesquisadores também tentaram determinar de onde vinham os animais.
  • Através da análise de isótopos de estrôncio do esmalte dentário dos cavalos foi possível afirmar que os animais eram originários do centro-leste da Suécia ou do sul da Finlândia.
  • Eles também confirmaram que os animais foram sacrificados por volta dos séculos XI a XIII, uma época em que as redes de comércio através do Mar Báltico, particularmente com a Suécia, estavam bem estabelecidas.
  • Agora, os pesquisadores querem entender como os animais foram transportados para a região e quantos deles foram levados para o Báltico com este fim.