Há muitos anos, dois crânios de uma espécie humana desconhecida foram encontrados no distrito de Yunyang, na China. Em 2021, um terceiro crânio com características similares aos anteriores foi descoberto nas proximidades. A origem dos fósseis permaneceu um mistério por muito tempo, mas, em um estudo recente, cientistas indicam que ao menos um deles pode pertencer à linhagem do Homem-Dragão.

• A reconstrução de um crânio chinês de 1 milhão de anos indica que o fóssil pode pertencer à linhagem do Homem-Dragão;
  • Chamado cientificamente de Homo longi, o Homem-Dragão ficou conhecido após a descoberta de um crânio de 146 mil anos na província de Heilongjiang, na China, e acredita-se que ele seja o parente mais próximo do Homo sapiens;
  • Com a reconstrução do fóssil, os cientistas identificaram diversas características similares a um dos primeiros membros da linhagem do H. longi;
  • O estudo foi publicado no bioRxiv, e ainda deve passar por revisão por pares.
(Imagem: Kai Geng/The Innovation)

Cientificamente chamado de Homo longi, o Homem-Dragão ficou conhecido principalmente por um crânio de 146 mil anos descoberto na província de Heilongjiang. Estudos sugerem que o H. longi seja o parente mais próximo do H. sapiens, tendo vivido ao lado da espécie na Eurásia. O estudo, publicado neste mês no bioRxiv, ainda deve passar por revisão por pares.

Reconstrução do crânio mostrou características da linhagem do Homem-Dragão

A equipe reconstruiu o crânio do espécime mais bem preservado – nomeado Yunxian 2 -, comparando-o aos de outros membros do gênero Homo. Entre muitos aspectos, os cientistas perceberam que o crânio Yunxiano apresentava diversas características similares a um dos primeiros membros da linhagem do H. longi.

homo longi
(Imagem: Kai Geng/The Innovation)

“O Yunxian 2 reconstruído sugere que é um dos primeiros membros da linhagem asiática do Homem-Dragão, que provavelmente inclui os Denisovanos, e é o grupo irmão da linhagem Homo sapiens. As linhagens tinham raízes profundas que se estendiam para além do Pleistoceno Médio, e a posição basal do fóssil Yunxiano sugere que representa uma população situada perto do último ancestral comum das duas linhagens”, escreve a equipe no estudo.

Ainda que o Homem Yunxiano seja mais antigo que a linhagem do Homem-Dragão e do H. sapiens, os investigadores apontam que a datação do fóssil está conectada ao período em que as duas linhagens se originaram. “É razoável concluir que o Yunxiano está morfológica e cronologicamente próximo do último ancestral comum das linhagens de H. sapiens e do Homem-Dragão”, explicam no estudo.