Ideia simples reduz as emissões dos navios de carga em mais de 20%. (Imagem: Mr. Amarin Jitnathum/Shutterstock)
O transporte marítimo é uma forma eficiente de transportar mercadorias em todo o planeta, mas é responsável por cerca de 3% das emissões globais de carbono provocadas pelo homem. Uma nova e ambiciosa solução promete reduzir as emissões e ainda economizar mais combustível nos navios de carga.
Um novo sistema chamado Blue Visby vai na contramão de outros ideias como alterar o tipo de combustível, usar velas ou propulsão elétrica. O que muda é apenas a maneira de guiar as embarcações.
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No fim, além de reduzir o consumo de combustível e as emissões, economizar dinheiro e chegar na hora certa, há outros benefícios: evitar longos períodos de espera e reduzir a poluição sonora subaquática ao navegar em velocidade mais baixa.
Nos primeiros testes, a Blue Visby estudou os movimentos de 3.651 navios que realizaram 20.580 viagens em 2022 e estimou que esses ajustes de tempo poderiam reduzir as emissões em uma taxa média de 23,2% sem afetar os prazos.
Entre os navios graneleiros que já testaram a solução, estão o M/V Gerdt Oldendorff e o M/V Begonia. Ambos implantaram software, sistemas técnicos e operacionais da Blue Visby em viagens com destino à Austrália. Os resultados foram ainda melhores no primeiro, com redução estimada de CO₂ em 28,2% e média de 17,3% de redução no segundo navio.
“A eficiência energética é impossível se os navios continuarem a navegar rápido”, afirmam os coordenadores da Blue Visby, Haris Zografakis e Pekka Pakkanen, em comunicado à imprensa. A solução será mais um aliado na estratégia de descarbonização no mercado marítimo, acrescenta a empresa.
“Estamos muito entusiasmados em ver os resultados dos primeiros testes”, disse o CEO Christian Wounlund. O executivo afirma que a implantação comercial em escala maior deve começar ainda em 2024.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de maio de 2024 17:17