Confira o Olhar Digital News na íntegra (29/05/2024)

Mancha gigantesca gera maior explosão solar em anos! E mais: será que o maior segredo da internet chegou ao fim?
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 29/05/2024 21h12, atualizada em 30/05/2024 16h31
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (29):

Mancha gigantesca gera maior explosão solar em anos

Recentemente, o Olhar Digital noticiou que uma forte tempestade solar produzida pela região ativa AR3664 explodiu na direção de Vênus, ameaçando arrancar parte da atmosfera do planeta. Até então, havia suspeitas de que a explosão pudesse ter sido disparada da antiga mancha solar AR3663, agora denominada AR3691. E ainda não havia também certeza sobre a intensidade do evento.

IA recebe treinamento em pesquisa e fica mais parecida com nosso cérebro

Cientistas da Universidade Politécnica de Hong Kong compararam o funcionamento do cérebro humano e dos grandes modelos de linguagem (LLMs) na compreensão de textos. A equipe mapeou os modelos neurais humanos para criar uma tecnologia capaz de ensinar a inteligência artificial (IA) a prever frases em discursos como conversas e textos. O estudo foi publicado na revista Science Advances.

Olhar do Amanhã: fim do maior mistério da internet?

Como o algoritmo da busca do Google funciona? Essa é a pergunta de um milhão de dólares. E a big tech guarda a resposta a sete chaves. Ou, pelo menos, guardava. Isso porque vazaram, nesta semana, milhares de páginas de documentos internos com bastidores de como a Busca do Google funciona. Para falar sobre o assunto, recebemos o doutor Alvaro Machado Dias.

BYD lança tecnologia que promete economia recorde de combustível

A BYD lançou nesta terça-feira (28) sua última geração de tecnologia híbrida para automóveis com promessa de economia impressionante de combustível. Segunda a gigante chinesa, será possível rodar 100 km gastando apenas 2,9 litros de combustível com o novo sistema, um baixo consumo recorde mesmo com as baterias descarregadas.

Novo material dissipa calor sem usar energia; veja como funciona

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, criaram um material mais transparente que vidro capaz de resfriar ambientes e se autolimpar. A novidade, chamada pelos cientistas de metamaterial multifuncional microfotônico baseado em polímero (PMMM), consiste em uma película formada por pirâmides de silicone de cerca de dez micrômetros cada.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe! 

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.