No fim do mês passado, o Olhar Digital exibiu fotos incríveis feitas pela astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Samantha Cristoforetti, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Os flagras mostram belíssimas auroras que se formaram na atmosfera da Terra em consequência de uma tempestade solar que havia atingido nosso planeta naquela semana.

Um novo registro foi compartilhado no perfil oficial da ISS no Twitter no domingo (4): um impressionante vídeo de lapso de tempo gravado durante uma passagem do laboratório orbital sobre o Oceano Índico coberto de auroras, em direção ao Mar de Corais, no leste da Austrália.

publicidade

De acordo com o site Newsweek, um fluxo de vento solar atingiu a Terra no fim de semana e provocou uma tempestade geomagnética da classe G2, que produziu auroras visíveis em algumas regiões do norte do globo.

Auroras são geradas quando partículas de ejeções de massa coronal (CMEs) atingem a Terra e interagem com sua atmosfera superior. Então, essas partículas se movem através das linhas de campo magnético do nosso planeta e excitam moléculas na atmosfera, criando luzes coloridas.

publicidade

Considerada de “força moderada”, uma tempestade G2, além de provocar a formação de auroras, também tem o potencial de interferir em sistemas de energia em altas latitudes.

Leia mais:

publicidade

Desde que foi compartilhado, o tweet acumulou mais de 118 mil visualizações e passou de 3 mil curtidas. A maioria dos mais de 50 comentários demonstra admiração.

“Tão linda e encantadora! Parece enigmática e misteriosa”, escreveu um usuário, “Absolutamente fascinante”, comentou outro. “O lugar dos sonhos de todo observador de estrelas. Visão incrível do nosso universo da ISS”, disse um terceiro.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!