Google confirma terceira onda de demissões apenas em 2024

Pelo menos 100 funcionários que fazem parte de várias equipes da unidade de nuvem do Google estão sendo desligados
Alessandro Di Lorenzo04/06/2024 18h48
Google
Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está promovendo uma nova onda de demissões. A empresa, de propriedade da Alphabet, está cortando pelo menos 100 funcionários que fazem parte de várias equipes da unidade de nuvem da companhia.

Leia mais

Google
Google está reduzindo custos (Imagem: kovop/Shutterstock)

Cortes afetam funcionários de várias equipes

De acordo com um documento enviado para os trabalhadores, os cortes afetam funções como vendas, operações e engenharia, consultoria e estratégia para o lançamento e posicionamento de novos produtos ou serviços, o chamado “Go-to-Market” (ou GTM).

De acordo com a Reuters, um porta-voz do Google confirmou os desligamentos. A empresa afirmou que as demissões fazem parte de um movimento que garante a continuidade da evolução dos negócios da companhia “para atender às prioridades dos clientes e à oportunidade significativa à frente”.

O Google ainda garantiu que mantém o compromisso de “investir em áreas críticas para os negócios e garantir o sucesso a longo prazo” da empresa.

Quatro pessoas carregando caixas no meio da rua
Com inflação alta e aumento das taxas de juros, empresas de tecnologia continuam demitindo (Imagem: Freepik)

Histórico de demissões em 2024

  • As demissões acontecem após a gigante de tecnologia com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, ter promovido um grande corte de funcionários de diversas equipes em abril deste ano.
  • Na oportunidade, o Google não informou a quantidade de trabalhadores que foi desligada.
  • A justificativa para os cortes foi a necessidade de reduzir os custos da empresa.
  • A companhia também já havia demitido centenas de funcionários em janeiro deste ano.
  • Neste caso, a decisão foi tomada em função do momento de incerteza econômica vivida pelas empresas, inclusive as gigantes da tecnologia, chamadas de bigtechs.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.