BYD vai lançar concorrente do Corolla no Brasil; veja qual deve ser o preço

A montadora chinesa promete uma autonomia combinada de 1.200 km e um excelente custo-benefício de 25,6 km/litro.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 07/06/2024 17h03, atualizada em 11/06/2024 11h11
BYD
Imagem: testing/Shutterstock
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A BYD segue firme no pódio das marcas que mais venderam veículos elétricos no Brasil em 2024. E os resultados são realmente excelentes.

A montadora chinesa já emplacou mais de 25,5 mil unidades apenas nos primeiros cinco meses do ano, um aumento de 43% na comparação com 2023 inteiro.

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Diante do sucesso, a fabricante vai ampliar ainda mais o portfólio no país. Como informamos no começo do ano aqui no Olhar Digital, a BYD está se preparando para lançar o seu primeiro sedã híbrido plug-in no Brasil.

A ideia é que o modelo seja igual ao Destroyer 05 vendido na China, mas aqui ele receberá um novo nome: BYD King.

E a novidade de bastidores é que o veículo ganhou uma janela de lançamento: ele deve sair em agosto.

O que sabemos sobre o BYD King

  • O sedã é uma versão mais atual do Qin Plus e será concorrente direto do Toyota Corolla Hybrid.
  • O carro tem 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas tem capacidade para 450 litros.
  • Para você ter uma ideia, o Corolla mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, já o seu porta-malas carrega 470 litros.
  • Ou seja, o chinês é um pouco maior.
O BYD King é o sedã híbrido plug-in confirmado no Brasil
O King é um modelo bonito e bem diferente dos outros que a BYD mantém no Brasil – Imagem: Divulgação/BYD
  • O King, vale repetir, será um híbrido plug-in, ou seja, terá uma bateria que pode ser carregada pela tomada.
  • O sedã da Toyota, por sua vez, utiliza um sistema híbrido convencional, com motor 1.8 de 122 cv e uma bateria de 1,3 kWh, que é recarregada pelo próprio veículo durante as frenagens.
  • Já o King terá um motor 1.5 e um motor elétrico, entregando 204 cv de potência combinada.
  • A BYD promete uma autonomia combinada de 1.200 km e um bom consumo de 25,6 km/litro.
  • Por dentro, o interior é minimalista, mas muito bem equipado.
  • Terá um quadro de instrumentos digital de 8,8” e uma central multimídia de 12,8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
  • O modelo conta ainda com controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa e freios de estacionamento eletrônico.
  • Outra função interessante é a capacidade de poder usar a energia do veículo para alimentar dispositivos externos como eletrodomésticos.

Quanto deve custar

Aqui entramos no campo das especulações. Assim como deve ocorrer com a BYD Shark, o preço final será decido pela matriz chinesa, não pela filial brasileira.

Na China, o Destroyer 05 custa o equivalente a R$ 91 mil, mas esse preço está fora de cogitação no Brasil.

A expectativa é que, de fato, o King saia na mesma faixa do Toyota Corolla Hybrid, que parte de R$ 187.790 na versão Altis, ou seja, a mais barata.

ERRATA: Inicialmente, a reportagem trouxe a visão de analistas de mercado de que o King poderia chegar ao Brasil por um preço similar ao cobrado pela BYD no México, onde o sedã custa 499.800 pesos mexicanos, o que dá cerca de R$ 148 mil. A empresa nos procurou e informou que essa especulação não é verdadeira.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.