Usando o Telescópio Espacial James Webb, um grupo de astrônomos descobriu que exoplanetas rochosos e ricos em carbono podem ser prováveis de serem encontrados em torno de estrelas pequenas.

A descoberta, publicada na revista Science, foi feita graças ao instrumento Mid-Infrared (MIRI), do James Webb, enquanto observava o objeto ISO-ChaI 147.

• O objeto é uma pequena e jovem estrela como apenas 10% da massa solar;
  • Ela inda ostenta seu disco protoplanetário, rico em moléculas que contêm carbono e pobre em oxigênio;
  • Ele está localizado na região de formação estelar Camaleão I, a cerca de 600 anos-luz de distância;
  • Na mesma região, estão localizadas outras cerca de 237 jovens estrelas.

O disco protoplanetário em torno de uma estrela, da qual os planetas se formarão, diz muito sobre o futuro do sistema estelar, como a quantidade de mundos que ele abrigará e qual serão suas composições. As observações do ISO-ChaI 147 apontaram ser provável que se formem mais exoplanetas pequenos e rochosos por lá, do que gigantes gasosos.

Representação artística do que se pareceria um disco protoplanetário. (Crédito: Daemys/ Shutterstock)

Assim, como estrelas de baixa massa são mais comuns na Via Láctea do que aquelas com o tamanho do Sol ou maiores, pode ser que haja mais mundos rochosos na nossa galáxia do que se pensava anteriormente.

Os exoplanetas que se formarão terão atmosferas ricas em hidrocarbonetos

Além disso, as observações encontraram no disco a presença de 13 moléculas contendo carbono, incluindo etano e benzina, enquanto é pobre na presença de oxigênio. Essa composição fala muito sobre os tipos de planetas que estão se formando por lá. Apesar de serem rochosos como a Terra, eles possuirão atmosferas primárias completamente diferentes, ricas em hidrocarbonetos, ao invés de gás carbônico e água.

O motivo desse desequilíbrio de carbono e oxigênio ainda não é muito compreendido pelos pesquisadores, mas acredita-se que isso se dê por razões como o disco protoplanetário de estrelas pequenas ter sido enriquecido com carbono, ou oxigênio ter se esgotado rapidamente neles.

Sistem estelar primordial (Crédito: NASA/ Fuse/ Lynette Cook)

Agora, os pesquisadores esperam usar o James Webb para observar o disco protoplanetário de outras estrelas de baixa massa. Essa investigação poderia nos dizer o quão comuns são essas regiões de formação de exoplanetas rochosos e ricos em carbono.