O Google vem sofrendo com seu motor de busca após respostas bizarras geradas pelo novo recurso de inteligência artificial (IA) implementado, chamado de AI Overviews.

Com o problema detectado, a gigante das buscas começou a remover as respostas sem sentido geradas pela IA. Mesmo assim, a big tech defendeu o uso da tecnologia em seu algoritmo de busca.

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Google tinha começado a remover respostas bizarras da IA (Imagem: Reprodução/YouTube/Google)

Google diminui respostas geradas por IA na Busca

  • Agora, a empresa tomou nova medida para tentar reduzir os erros causados por sua IA;
  • Uma nova pesquisa, realizada pela BrightEdge e divulgada na terça-feira (4), indica que, agora, os resultados gerados com IA aparecem em menos de 15% das consultas realizadas por usuários;
  • Isso sugere que a companhia reduziu drasticamente a “‘interferência” do recurso em seu motor de busca;
  • “Drasticamente”, pois, antes, o percentual era de 84%;
  • A pesquisa indica ainda que a remoção dos resultados gerados por IA começou gradualmente em abril;
  • Se você quer que a ferramenta apareça, há mais chances de isso acontecer se você fizer uma pergunta ao Google;
  • A medida de redução da interferência da IA deve ser para que o Google consiga acertar sua ferramenta para minar suas alucinações;
  • Buscas que envolvem links de sites de empresas também têm menos probabilidade de gerar uma resposta por IA, pois a big tech estaria diminuindo o risco de geração de respostas incorretas das marcas.

O estudo também dividiu a busca com IA por setores, apontando que ela varia significativamente de acordo com o setor. Por exemplo, 63% de palavras-chave em saúde trazem a IA.

Já em B2B, são 32% e, no comércio eletrônico, 23%. Se você pesquisar por restaurantes e viagens, pode esquecer: a IA deverá te deixar na mão.

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Porém, a pesquisa mostra que o espaço vertical que a AI Overviews ocupa, agora, é 20% menos do que o ocupado no início de abril, o que sugere que a tecnologia está cada vez mais precisa ao gerar resposta úteis.

Ela também identifica que, desde o evento Google I/O 2024, realizado em 14 de maio, a sobreposição entre citações da IA e resultados tradicionais diminuiu. Ainda, o Google estaria tentando garantir que seus usuários não tenham as mesmas respostas na IA e na busca convencional.

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Indica também que a AI Overview já está antecipando a pergunta seguinte e trazendo opções antes mesmo de o usuário questioná-la. Isso ocorre quando há perguntas que têm questionamentos do tipo “o quê?”, “onde?” e “como?”.

Pesquisa aponta que big tech reduziu a presença da IA nas buscas de 84% para menos de 15% (Imagem: Reprodução/YouTube/Google)

Estamos oficialmente no próximo capítulo da pesquisa, onde a IA fornece opiniões e recomendações que conectam os usuários a marcas e sites. Isso representa a maior mudança de paradigma que os profissionais de marketing enfrentaram em décadas.

No passado, os mecanismos de pesquisa extraíam muitas informações e forneciam links. Agora, a IA ajuda a fazer a pesquisa, resume os resultados e fornece uma opinião informativa. Para marcas, garantir que você seja encontrado e citado como uma pessoa autorizada e confiável fonte e a produção de conteúdo focado em questões de acompanhamento tornam-se as novas principais prioridades.

Jim Yu, fundador e presidente executivo da BrightEdge