Carros elétricos são caros por conta das suas baterias. Pelo menos, em partes. Mas esse componente pode ser um recurso valioso para o fornecimento de energia em cidades. E fabricantes como BMW, Ford e General Motors (GM) têm mirado justamente nesse potencial.
Baterias de carros elétricos podem revolucionar fornecimento de energia
- Fabricantes como BMW, Ford e GM exploram como baterias de carros elétricos podem ser usadas para armazenar excesso de energia renovável. A ideia é ajudar concessionárias a gerenciar flutuações na oferta e demanda de energia – e lucrar no processo;
- Carros elétricos poderiam formar um sistema de energia integrado à rede elétrica. Um exemplo disso é a empresa Mobility House, que compra e armazena energia renovável em carros elétricos e a vende quando a demanda e os preços aumentam na Europa;
- Fabricantes, como a Renault, oferecem vantagens aos proprietários de carros elétricos, como carregadores residenciais gratuitos e descontos nas contas de energia, para incentivá-los a participar desses programas de armazenamento e fornecimento de energia;
- Se essa moda “pegar”, pode incentivar a transição de veículos a combustão para elétricos. Por sua vez, isso reduziria emissões de CO2, o que ajudaria no combate às mudanças climáticas.
As empresas exploram como baterias de carros elétricos poderiam ser usadas para armazenar excesso de energia renovável. A ideia seria ajudar concessionárias a lidar com flutuações na oferta e demanda de energia.
Em suma, seria assim: as fabricantes de veículos ganhariam dinheiro ao servirem de ponte entre quem tem carro elétrico e concessionárias fornecedoras de energia.
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Carros elétricos poderiam formar rede para fornecer energia
![Ilustração de raio-x de carro elétrico](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Bateria-de-carro-eletrico-1024x576.jpg)
Milhões de carros elétricos poderiam formar um grande sistema de energia que, pela primeira vez, seria conectado a outro sistema de energia enorme: a rede elétrica. É o que explicou Matthias Preindl, professor na Universidade Columbia, em entrevista ao New York Times.
Este cenário não é inteiramente hipotético. Na Europa, por exemplo, existe a Mobility House, empresa cujos investidores incluem Renault e Mercedes-Benz. A companhia atua no mercado de energia europeu, no qual investidores e concessionárias compram e vendem eletricidade.
A Mobility House compra energia em fases de abundância de energia solar e eólica (quando ela fica barata). Então, armazena essa energia em seu sistema de veículos elétricos, conectados em toda Europa.
Quando a demanda e os preços aumentam, a empresa revende essa eletricidade armazenada. Ou seja: a companhia compra barato e vende caro. Assim, tanto a empresa quanto as fabricantes lucram.
Rede de carros elétricos também pode trazer vantagens para donos dos veículos
![Carro elétrico carregando](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/06/carro-eletrico-e1718023781722-1024x577.jpg)
Montadoras de veículos podem lucrar com uma rede de milhões de carros elétricos voltada, de certa forma, para fornecimento de energia. Mas precisam convencer donos dos veículos. Como? Oferecendo vantagens.
A Renault, por exemplo, oferece a tecnologia da Mobility House aos compradores de seu compacto elétrico R5. Os compradores que optarem pelo programa receberão um carregador residencial gratuito e assinarão um contrato.
O documento permite que a Renault retire energia dos veículos quando estiverem conectados. Mas os proprietários do R5 poderão controlar quanta energia devolvem à rede e quando. Em troca, eles terão desconto nas contas de energia.
![carro elétrico](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/03/ev-producao-1024x576.jpg)
“Quanto mais eles conectarem, mais eles ganham”, disse Ziad Dagher, executivo da Renault encarregado do programa. A Renault estima que os participantes poderiam reduzir 50% do valor das suas contas de energia.
A Renault vai oferecer a tecnologia na França. Depois, planeja expandi-la para a Alemanha, Grã-Bretanha e outros países. A empresa compartilhará os lucros que a Mobility House gera com a negociação de energia.
Se essa moda pegar, o argumento para mudar de veículo a combustão para elétrico ganha mais apelo. E essa transição é considerada uma “arma” valiosa para o combate às mudanças climáticas.