Durante a WWDC 2024, realizado nesta segunda-feira (10), a Apple anunciou a nova versão do macOS, seu sistema operacional para seus Macs e MacBooks: o macOS Sequoia.

Dentre as novidades que virão com o Sequoia, estão o iPhone Mirroring, agrupamento automático de janelas e o Apple Intelligence, a inteligência artificial (IA) da maçã.

publicidade

Leia mais:

Os desenvolvedores que quiserem testar a versão beta o macOS Sequoia já podem baixá-la, enquanto os betas públicos serão liberados em julho. Por fim, a versão final do novo SO sairá entre setembro e novembro deste ano.

publicidade

Apple Intelligence

Um dos principais recursos que a Apple anunciou na WWDC 2024 foi o Apple Intelligence (saiba tudo sobre a nova IA da empresa aqui), e claro que ele não ia ficar de fora dos Macs e MacBooks.

  • Uma das facilidades que a tecnologia trará aos Macs é o Writing Tools, que resume texto em e-mails e outros apps, além de ser capaz de redigir automaticamente resposta a e-mails recebidos;
  • Assim como no iPhone e iPad, a Siri do macOS Sequoia também vai pode agir pelo usuário em apps e obter informações contextuais com base nas informações pessoais do usuário a partir de comandos de voz;
  • A Apple informou que o Apple Intelligence estará no Sequoia beta “neste verão” dos EUA (entre junho e agosto);
  • Além disso, quem quiser testar o recurso vai precisar ter um Mac ou MacBook com chip M1 ou superior. Isso significa que os modelos anteriores com processadores Intel não terão suporte.

iPhone Mirroring

O iPhone Mirroring é um recurso que se assemelha ao Vincular ao Windows, mas mais elaborado. Nele, o usuário consegue espelhar a tela de seu iPhone no Mac e MacBook, podendo controlá-lo por completo.

publicidade

Um dos recursos mais interessantes apresentados pela Apple que o iPhone Mirroring permite é arrastar um vídeo editado no Mac direto para o iPhone e publicar em redes sociais. Isso vale ainda, é claro, para imagens e textos e funciona do iPhone para o Mac também.

Quando o usuário utiliza o iPhone Mirroring, o aparelho permanece bloqueado e no modo Standby.

publicidade

iPhone Mirroring vai deixar o usuário espelhar e controlar o iPhone pelo Mac (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Safari

O Safari também passou por reformulações e possui, entre seus novos recursos, o Destaques, que se vale de aprendizado de máquina (machine learning) para detectar e resumir informações interessantes e relevantes na página URL que está sendo visualizada no momento.

Ainda, houve adições ao modo Leitor, como a inclusão de resumos e índices.O Safari também terá o modo Viewer para conteúdos com vídeo na página visitada, com total controle de reprodução e suporte para PiP (Picture in Picture).

Apple Intelligence chegou ao Safari, que, entre outros recursos, permitirá a criação de resumos de páginas visitadas (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Keychain

Uma grande atualização também chegará ao Keychain, que terá novo app de plataforma cruzada, capaz de armazenar novos tipos de credenciais de contas, como senhas de Wi-Fi, chaves de acesso, códigos verificação e senhas compartilhadas.

O interessante é que não será só o ecossistema Apple que receberá o aplicativo; o Windows também terá uma versão. Entre os sistemas da maçã, iOS, iPadOS, macOS e visionOS estão assegurados que terão o recurso.

Keychain terá aplicativo com plataforma cruzada e capacidade de armazenamento de novos tipos de credenciais (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Agrupamento automático de janelas

Finalmente, a Apple traz aos Macs o agrupamento de janelas, algo muito comum no Windows há muitas edições. Quando o usuário levar uma janela para algum canto da tela, o macOS Sequoia vai sugerir uma posição automática para ela a depender de onde ela for colocada. Ao menos, até quatro janelas poderão ser agrupadas ao mesmo tempo.

Agrupamento de janelas é um recurso antigo no Windows; no Mac, só era possível a partir de apps de terceiros (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Jogos potentes

A novidade a seguir será muito comemorada pelos gamers. Sabemos que o macOS nem sempre foi voltado a jogos, fazendo com que muitos usuários da maçã precisassem recorrer ao Windows ou a consoles para suas jogatinas.

Mas, para o macOS Sequoia, parece que a Apple enfim ouviu este público, pois, agora, estarão disponíveis para os Macs a série “Resident Evil”, incluindo “Resident Evil 2” e “Resident Evil: Biohazard”. Quem também chega ao sistema operacional da maçã é a nova expansão de “World of Warcraft”, chamada de “The War Within”.

Lista de games que serão compatíveis com o macOS Sequoia (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Outra novidade relacionada a jogos no macOS Sequoia é a nova versão do Gaming Porting Toolkit, o Gaming Porting Toolkit 2. Segundo a Apple, o aplicativo terá novos recursos que os desenvolvedores pediam muito, facilitando bastante a portabilidade de jogos para Mac, iPhone e iPad.

Game Porting Toolkit 2 facilitará integração de games potentes com Windows, iOS e iPadOS (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Quais Macs podem executar o macOS Sequoia?

O macOS Sequoia é compatível com Macs que executem o Apple Silicon e alguns com chips Intel. Entre eles, o iMac Pro 2017, Mac Mini 2018, MacBook Pro 2018, Mac Pro 2019 e iMac 2019. O The Verge lembra que estes modelos coincidem com a lista de Macs baseados em Intel com o chip de segurança T2. Para o iPhone Mirroring, é necessário que o dispositivo tenha o Apple Silicon ou o chip T2.