Criar documentos, responder e-mails e escrever mensagens são atos que têm uma coisa em comum: precisam de um teclado funcional. Por isso, pode ser muito confuso caso a sua digitação comece a funcionar de trás para frente, o que pode levar a desconforto durante sua experiência e até a erros de digitação. Por isso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a consertar o teclado que escreve de trás para frente no Windows.

Leia mais:

publicidade

O que fazer quando o teclado está escrevendo de trás para frente no Windows

Pessoa usando o teclado via Glenn Carstens-Peters/Unsplash
Reprodução: Glenn Carstens-Peters/Unsplash

Utilize uma função do teclado

A causa mais comum para que um teclado digite de trás para frente acontece porque você apertou os botões errados. Alguns modelos possuem teclas que alteram a direção em que o texto aparece; nestes casos, a solução mais simples é utilizar a função CTRL+SHIFT (lado direito).

Ou seja, há duas teclas com a seta para cima e ambas se chamam SHIFT, mas cada uma está em um lado diferente. O SHIFT que você deve apertar deve ser aquele próximo ao botão grande de ENTER, logo ao lado do ponto de interrogação. Use CTRL+SHIFT e verifique se a digitação voltou ao normal.

publicidade

Analise as configurações de localização

Assim como outros dispositivos, você também pode configurar o seu teclado para funcionar de acordo com uma região específica. Caso a sua configuração esteja programada para um local específico, o seu teclado, obrigatoriamente, vai digitar da direita para a esquerda.

Para consertar, você deve acessar as configurações do item. Utilize a função WIN+I e depois vá em Hora e Idioma > Idioma. Enfim, verifique se as configurações do sistema (tela, apps, teclado, fala, formato e região) estão de acordo com seu país e língua. Caso não esteja, basta clicar sobre o ícone com configuração incorreta e corrigi-lo ao selecionar as opções desejadas.

publicidade

Tente a solução de problemas

solução de problemas teclado windows
Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital

Caso nenhuma das dicas tenham adiantado, é interessante forçar o Windows a verificar por si mesmo se há algum problema interno e corrigi-lo. Para isso, use novamente a função WIN+I e clique em Sistema, selecione a barra de busca e pesquise por “Solução de Problemas recomendados”, arraste a página para baixo e clique em “Soluções de problemas adicionais”, procure pelo ícone do teclado, selecione-o e clique em “Executar a solução de problemas”.

Se o problema ainda persistir, é possível acionar o sistema de hardware para solucionar o problema. Para isso, dê a função WIN+R, digite “msdt.exe -id DeviceDiagnostic” (sem as aspas) na caixa de diálogo e clique em OK. Em seguida, selecione a opção “Avançar”, marque a caixa de “Aplicar reparos automaticamente” e confirme em “Avançar”.

publicidade

Atualize o driver do teclado

Clique na barra de pesquisa do Windows e inicie uma busca por “Gerenciador de dispositivos”. Ao encontrar o termo, selecione-o para abri-lo. Em seguida, role a página para baixo até encontrar o ícone de um teclado e clique sobre ele duas vezes para exibir uma lista logo abaixo.

Dentre os itens conectados ao PC, exibidos nesta lista, você deve selecionar cada um deles e uma janela vai abrir. Clique em “Driver” e depois em “Atualizar driver”. É interessante reiniciar o PC em seguida. Caso nem isso funcione, recomendamos que você desinstale o driver do teclado e reinicie o PC novamente.