Gigantes dos games se afastam do X (antigo Twitter)

A Nintendo se juntou à Sony e à Microsoft e não tem mais suporte para a integração do console Switch com a rede social de Elon Musk.
Por Bob Furuya, editado por Lucas Soares 12/06/2024 14h23
À esquerda, perfil do X na App Store, projetado em um smartphone; À direita, antigo logo do Twitter, o pássaro azul (no cado, branco em fundo azul-claro)
Imagem: bluecat_stock/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A japonesa Nintendo acaba de oficializar o fim da integração do Switch com o X (antigo Twitter). Com isso, os usuários não poderão mais vincular sua conta X ao console nem postar capturas de tela diretamente para a rede social.

A companhia já havia anunciado o desligamento em maio. A concretização, porém, ocorreu em 10 de junho, como parte da atualização 18.1.0 do Nintendo Switch.

Leia mais

Com o afastamento da Nintendo, o X não tem mais integração com nenhuma das 3 principais fabricantes de consoles do mercado. A Microsoft (dona do Xbox) encerrou a parceria em abril de 2023. Já a Sony (do PlayStation) cortou o laço em novembro do ano passado.

Switch em promoção
O console da Nintendo foi a último a cortar a integração com o X (Montagem: Olhar Digital)

O motivo para o afastamento

  • Nem Nintendo, nem Microsoft, nem Sony disseram oficialmente o motivo que as levou a encerrar o contrato de integração.
  • Nos bastidores, porém, a informação é que a rede social de Elon Musk aumentou os seus preços para API.
  • API é a sigla em inglês para Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicações.
  • Resumindo, é uma ferramenta que permite que diferentes sistemas de software sincronizem e compartilhem informações.
  • Hoje, a API X custa a partir de US$ 42 mil por mês para clientes corporativos.
  • Esse valor pode chegar até os US$ 210 mil dependendo do cliente.
  • A quantia não significa tanto assim para o orçamento de empresas desse tamanho.
  • A mudança, no entanto, deve ser uma tendência para o futuro.
  • As plataformas ainda oferecem integração com o Facebook, da Meta, mas a perspectiva é pelo fim do contrato (o que pode demorar um pouco).

Como será a partir de agora

De verdade? Não muda tanta coisa assim. É claro que antes era mais fácil postar capturas de tela do seu jogo na rede social. Mas você pode continuar fazendo a mesma coisa.

A diferença é que, em vez de existir um botão para isso, você precisa enviar imagens do álbum do Switch para o seu celular e aí postar. Ou mandar para o seu computador por cabo USB e publicar na sequência.

Já sobre usar o email do X no cadastro do Switch, basta usar outro. E, convenhamos, você deve ter vários! Portanto, não há motivos para uma crise.

Lembrando que, após o anúncio do fim da parceria, no mês passado, a conta oficial do X Gaming se pronunciou dizendo que estava tudo bem.

“Nossa parceria com a Nintendo continua forte e estamos trabalhando juntos para garantir uma transição tranquila para todos os usuários. Continuaremos colaborando com parceiros para trazer experiências novas e emocionantes à nossa comunidade global de jogos”, disse a conta oficial do X Gaming.

As informações são do The Verge.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.