Waymo emite segundo recall após robotáxi atingir poste telefônico

Acidente não deixou feridos, mas veículo autônomo foi danificado ao colidir com postes quando ia buscar uma passageira
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 13/06/2024 04h04, atualizada em 02/07/2024 12h29
waymo
Imagem: Michael Vi/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Waymo está emitindo recall voluntário de software depois que um de seus veículos sem motorista colidiu com um poste telefônico em Phoenix, Arizona (EUA), no mês passado, disse a empresa.

O veículo foi danificado, mas nenhum passageiro ou pedestre ficou ferido no incidente. É o segundo recall de software da Waymo, que já havia feito um em fevereiro, quando dois de seus robotáxis colidiram com uma mesma caminhonete que estava sendo rebocada.

“Este é nosso segundo recall voluntário”, disse Katherine Barna, porta-voz da Waymo, ao TechCrunch. “Isso reflete a seriedade com que levamos nossa responsabilidade de implantar nossa tecnologia com segurança e de nos comunicarmos de forma transparente com o público.”

A empresa de robotáxis vem adotando abordagem proativa e transparente em meio ao crescente escrutínio dos reguladores e do público.

waymo
Waymo é investigada por relatos de acidentes com robotáxis (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) está, atualmente, investigando o software de veículo autônomo da Waymo após receber 31 relatos de acidentes com robotáxis ou possíveis violações das leis de segurança no trânsito.

A NHTSA confirmou ao TechCrunch que recebeu os documentos de recall da Waymo e os está processando para publicação em seu site.

Acidente com veículo da Waymo em Phoenix motivou recall

  • A reportagem diz que o Waymo estava dirigindo para pegar um passageiro por um beco que em ambos os lados possuem postes telefônicos de madeira que estavam no nível da estrada e cercados por linhas amarelas para definir o caminho para os veículos;
  • O Waymo diminuiu a velocidade para parar e bateu em um poste a velocidade de 13 km/h;
  • A passageira disse para a imprensa local que o Waymo – que teria sido sua primeira viagem – nunca concluiu o trajeto para buscá-la.
waymo
Waymo tem adotado postura transparente após acidente no Arizona e novo recall (Imagem: Camilo Concha/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.