Trabalhadores da Alemanha encontraram um valioso tesouro durante obras de construção de uma rede de esgoto. O achado contém centenas de moedas, tanto locais quanto estrangeiras, tendo provavelmente pertencido a um prefeito do século 17.

  • Ao todo foram encontradas 285 moedas de prata forjada entre 1499 e 1652;
  • Os tesouros foram achados em uma vala escavada para instalação de uma rede de esgoto;
  • A descoberta foi feita em uma fazenda na cidade de Wettin, no centro-leste da Alemanha.

A maioria das descobertas são moedas regionais da Saxônia, mas também foram encontrados táleres de prata cunhados pelo Sacro Império Romano, um punhado de moedas groschen de Schreckenberg, um scudo italiano forjado em 1630 e um táler cunhado pelo Grão-Duque da Toscana em 1620.

publicidade
Moeda forjada por Cosimo II. de’ Medici, em 1620 (Crédito: Escritório Estatal para a Preservação de Monumentos e Arqueologia da Saxónia-Anhalt/ Juraj Lipták)
Moeda forjada por Cosimo II. de’ Medici, em 1620 (Crédito: Escritório Estatal para a Preservação de Monumentos e Arqueologia da Saxónia-Anhalt/ Juraj Lipták)

Os achados estavam compactadas no solo sem um recipiente protetor, no entanto, como estavam juntas, provavelmente estavam envoltas indica em algum tipo de saco feito de material orgânico que se degradou completamente depois de tanto tempo. O tesouro também sofreu com o tempo, assumindo uma coloração esverdeada.

Leia mais:

publicidade

As moedas pertenciam a um rico prefeito da região

Preservação de Monumentos e Arqueologia da Saxónia-Anhalt/ Juraj Lipták)
Parte do tesouro encontrado pelos trabalhadores alemães (Crédito: Escritório Estatal para a Preservação de Monumentos e Arqueologia da Saxónia-Anhalt/ Juraj Lipták)

Em um comunicado, os especialistas apontaram acreditar que as moedas foram enterradas no final da Guerra de Trinta Anos, que durou de 1618 a 1648, tendo pertencido a Johann Dondorf, prefeito de Wettin, no final dos anos 1660. 

Na época, ele era um dos mais ricos da cidade, tendo sua fortuna estimada em cerca 2.500 táleres e 500 ducados (moedas de ouro) após sua morte. O dinheiro foi escondido em quartos da sua casa, e o tesouro recém-descoberto podem ser uma dessas porções do seu dinheiro que acabou sendo revelada.