O McDonald’s anunciou que está encerrando o seu programa nos Estados Unidos que usa inteligência artificial (IA) para atender pedidos de drive-thru em várias de suas franquias. A operação deve ser desativada até, no máximo, 26 de julho, segundo o Restaurant Business.

A empresa fez o anúncio de que removerá a tecnologia dos mais de 100 restaurantes em que está testando o sistema após ter iniciado o programa devido a uma parceria com a IBM em 2021.

publicidade

No entanto, não está claro por que a empresa está encerrando o acordo com a IBM. A companhia relatou ao Restaurant Business que estava testando se o chatbot de pedidos por voz poderia acelerar o serviço e o teste a deixou confiante “de que uma solução de pedidos por voz para drive-thru fará parte do futuro de nossos restaurantes”.

mcdonald's
Drive-thru do McDonald’s deixará de ter IA anotando pedidos nos EUA. (Imagem: Patcharaporn Puttipon4289 / Shutterstock.com)

Uma opção em potencial poderia envolver o anúncio da empresa de um acordo com o Google em dezembro, que ainda não foi totalmente explicado.

publicidade

A Bloomberg chegou a dizer que o acordo era parcialmente para um chatbot chamado Ask Pickles, que os funcionários poderiam usar para orientação sobre coisas como limpeza de máquinas de sorvete. Contudo, o Google fez parceria com outra cadeia de hambúrgueres, o Wendy’s, que começou a testar a IA drive-thru com base em sua tecnologia no ano passado e desde então expandiu esse teste.

Fast foods expandem atuação com IA

  • As empresas de fast food, em geral, estão ávidas por integrar IA em seu atendimento.
  • A White Castle tem testado IA fornecida pela empresa de reconhecimento de voz SoundHound.
  • Já outras cadeias de alimentação como Carl’s Jr., Hardee’s e outros usam um chatbot no drive-thru que, segundo um documento da SEC, era sustentado por trabalhadores humanos remotos nas Filipinas na maior parte do tempo.
mcdonalds
McDonald’s deve buscar nova empresa para manter serviço com chatbot. (Imagem: 8th.creator / Shutterstock.com)