McDonald’s vai parar de testar IA nos pedidos drive-thru

Informações dão conta de que a franquia de fast food busca a parceria de novas empresas para manter seu chatbot que anota pedidos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 17/06/2024 21h17, atualizada em 02/07/2024 12h29
McDonald's
Imagem: Red Lemon/Shutterstock
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O McDonald’s anunciou que está encerrando o seu programa nos Estados Unidos que usa inteligência artificial (IA) para atender pedidos de drive-thru em várias de suas franquias. A operação deve ser desativada até, no máximo, 26 de julho, segundo o Restaurant Business.

A empresa fez o anúncio de que removerá a tecnologia dos mais de 100 restaurantes em que está testando o sistema após ter iniciado o programa devido a uma parceria com a IBM em 2021.

No entanto, não está claro por que a empresa está encerrando o acordo com a IBM. A companhia relatou ao Restaurant Business que estava testando se o chatbot de pedidos por voz poderia acelerar o serviço e o teste a deixou confiante “de que uma solução de pedidos por voz para drive-thru fará parte do futuro de nossos restaurantes”.

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Drive-thru do McDonald’s deixará de ter IA anotando pedidos nos EUA. (Imagem: Patcharaporn Puttipon4289 / Shutterstock.com)

Uma opção em potencial poderia envolver o anúncio da empresa de um acordo com o Google em dezembro, que ainda não foi totalmente explicado.

A Bloomberg chegou a dizer que o acordo era parcialmente para um chatbot chamado Ask Pickles, que os funcionários poderiam usar para orientação sobre coisas como limpeza de máquinas de sorvete. Contudo, o Google fez parceria com outra cadeia de hambúrgueres, o Wendy’s, que começou a testar a IA drive-thru com base em sua tecnologia no ano passado e desde então expandiu esse teste.

Fast foods expandem atuação com IA

  • As empresas de fast food, em geral, estão ávidas por integrar IA em seu atendimento.
  • A White Castle tem testado IA fornecida pela empresa de reconhecimento de voz SoundHound.
  • Já outras cadeias de alimentação como Carl’s Jr., Hardee’s e outros usam um chatbot no drive-thru que, segundo um documento da SEC, era sustentado por trabalhadores humanos remotos nas Filipinas na maior parte do tempo.
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McDonald’s deve buscar nova empresa para manter serviço com chatbot. (Imagem: 8th.creator / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.