O Universo, com sua imensidão e mistérios, sempre fascinou a humanidade. Um dos tópicos que mais despertam a curiosidade é a diversidade dos planetas que compõem nossa galáxia e além. Mas, afinal, quais são os tipos de planetas que existem?

Quais são os tipos de planetas que temos no Sistema Solar?

Antes de explorarmos os planetas além do nosso sistema, é importante entender os tipos de planetas que conhecemos mais de perto: os do Sistema Solar. Eles são geralmente divididos em duas categorias principais: planetas terrestres e planetas gasosos.

Planetas Terrestres

Os planetas terrestres são aqueles que possuem um tipo de superfície sólida e rochosa. No Sistema Solar, temos quatro planetas que se enquadram nesta categoria:

• Mercúrio: O menor e mais próximo do Sol. Sua superfície é coberta de crateras e não possui atmosfera significativa, resultando em grandes variações de temperatura.
  • Vênus: Similar em tamanho e composição à Terra, mas com uma atmosfera densa de dióxido de carbono, resultando em um efeito estufa extremo e temperaturas superficiais altíssimas.
  • Terra: Nosso lar, único conhecido por abrigar vida. Possui uma atmosfera rica em oxigênio e água líquida na superfície.
  • Marte: Conhecido como o “Planeta Vermelho” devido ao óxido de ferro em sua superfície. Marte possui calotas polares de gelo e indícios de água líquida no passado.
Ilustração do sistema solar
(Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock)

Planetas Gasosos

Os planetas gasosos, também chamados de gigantes gasosos, são compostos principalmente de gases e não possuem uma superfície sólida bem definida. No Sistema Solar, eles são:

• Júpiter: O maior planeta do nosso sistema é também um planeta desse tipo. Com uma massa que é mais de duas vezes maior do que a de todos os outros planetas combinados. Júpiter possui uma atmosfera de hidrogênio e hélio, e é famoso pela Grande Mancha Vermelha, uma tempestade gigantesca.
  • Saturno: Conhecido por seus impressionantes anéis compostos de gelo e rochas. Assim como Júpiter, sua atmosfera é dominada por hidrogênio e hélio.
  • Urano: Um gigante gasoso com uma peculiar rotação de lado. Sua atmosfera contém hidrogênio, hélio e metano, que dá ao planeta sua cor azulada.
  • Netuno: Semelhante a Urano em composição, mas com tempestades e ventos extremamente rápidos. Também possui uma cor azul devido ao metano em sua atmosfera.

Tipos de planetas fora do Sistema Solar

Exoplanetas

Novo planeta descoberto por pesquisadores tem um lado perpetuamente nas sombras (Crédito: NASA/JPL-Caltech/R. Ferido (IPAC))

Esse tipo de planeta está fora do nosso Sistema Solar e são conhecidos como exoplanetas. Desde a descoberta do primeiro exoplaneta em 1992, milhares foram identificados, revelando uma incrível diversidade de tipos planetários.

Planetas Super-Terrestres e Mini-Netunos

Esses planetas são encontrados frequentemente em torno de outras estrelas:

• Super-Terrestres: Planetas com uma massa maior que a da Terra, mas menor que a dos gigantes gasosos. Podem ser rochosos e ter condições que variam muito, dependendo de sua proximidade com a estrela hospedeira.
  • Mini-Netunos: Menores que Netuno, mas ainda predominantemente compostos de gases. Eles possuem atmosferas densas e, em alguns casos, podem ter camadas de água ou outros líquidos sob pressão.

Planetas Jovianos Quentes

Já esse tipo de planeta, se refere a gigantes gasosos semelhantes a Júpiter, mas orbitam muito perto de suas estrelas, resultando em temperaturas extremamente altas. Exemplos incluem:

• Júpiteres Quentes: Gigantes gasosos que possuem órbitas extremamente curtas, muitas vezes completando uma volta ao redor de sua estrela em poucos dias. Essas condições fazem com que suas atmosferas sejam inchadas e quentes.

Planetas Oceânicos

Teoricamente, esses planetas são compostos em grande parte por água. Acredita-se que possuam profundos oceanos, possivelmente cobrindo um núcleo rochoso ou metálico. Ainda não foram observados diretamente, mas modelos sugerem que poderiam existir em zonas habitáveis ao redor de outras estrelas.

Planetas de Carbono

Também conhecidos como planetas de diamante, estes mundos teriam uma composição rica em carbono. Acredita-se que possuam superfícies de grafite e diamante, devido à alta pressão e temperatura internas.

Planetas Anões

Além dos planetas tradicionais, também existe outro tipo bem conhecido: os planetas anões. Esses corpos celestes são grandes o suficiente para serem arredondados pela própria gravidade, mas não limparam suas órbitas de outros detritos. Exemplos no Sistema Solar incluem:

• Plutão: Originalmente considerado o nono planeta, foi reclassificado como planeta anão. Possui cinco luas conhecidas e uma superfície composta de gelo e rochas.
  • Eris: Um dos maiores planetas anões, descoberto em 2005. Sua descoberta foi uma das razões para a reclassificação de Plutão.
  • Ceres: O maior objeto no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. É o único planeta anão localizado no sistema solar interno.
  • Makemake e Haumea: Outros planetas anões localizados no Cinturão de Kuiper, uma região além de Netuno repleta de pequenos corpos gelados.
Os cinco planetas anões reconhecidos pela União Astronômica Internacional são Plutão, Éris, Haumea, Makemake e Ceres. Crédito: Meletios Verras – Shutterstock

Planetas Vagantes

Além dos planetas que orbitam estrelas, também existe outro tipo de planetas, os planetas vagantes, ou planetas interestelares. Esses corpos não estão ligados gravitacionalmente a nenhuma estrela e vagam pelo espaço interestelar. Acredita-se que se formaram ao redor de estrelas, mas foram ejetados de suas órbitas devido a interações gravitacionais extremas.

A classificação e o estudo dos planetas revelam a incrível diversidade do Universo. Desde os rochosos e familiares planetas terrestres até os exóticos planetas de carbono, a variedade de mundos é vasta e fascinante.