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A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) anunciou na segunda-feira (17) que está abrindo um processo contra a Adobe devido à dona do Photoshop estar ocultando as taxas de rescisão de seu plano de assinatura, dificultando assim o cancelamento. O órgão acusou o serviço de se aproveitar das “letras miúdas” e hiperlinks para disfarçar a opção para quem deseja rescindir o contrato antes de um ano.
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O que você precisa saber:
- A FTC acrescentou que a Adobe força os assinantes a navegar desnecessariamente por inúmeros links e páginas até a opção de cancelamento;
- Os que tentam realizar o cancelamento por telefone também seriam frequentemente derrubados enquanto aguardam atendimento;
- Segundo Dana Rao, consultora geral e diretora de confiança da Adobe, a empresa é transparente com os termos e condições dos contratos de assinatura e “tem um processo de cancelamento simples”;
- A diretora pontuou que a empresa refutará as alegações da FTC no tribunal;
- O órgão regulador dos EUA pede penalidades civis e uma liminar contra novas irregularidades.
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A Adobe prendeu os clientes em assinaturas de um ano mediante taxas ocultas de rescisão antecipada e numerosos obstáculos de cancelamento. Os americanos estão cansados de ver as empresas escondendo a bola durante a assinatura e depois colocando obstáculos quando tentam cancelar.
Samuel Levine, diretor do departamento de proteção ao consumidor da FTC, em comunicado.
Para a FTC, a Adobe está violando a Lei de Restauração da Confiança dos Compradores Online, uma lei federal de 2010 que proíbe os comerciantes de impor cobranças, inclusive para renovações automáticas de assinaturas, a menos que divulguem claramente os termos e obtenham o consentimento informado dos clientes.
No primeiro trimestre do ano, as assinaturas representaram US$ 4,92 bilhões, ou 95%, da receita de US$ 5,18 bilhões da Adobe, sendo o braço de lucro mais forte da empresa.