As negociações para uma parceria inédita na área de inteligência artificial entre duas gigantes da tecnologia parecem ter ido por água abaixo. Isso porque a Apple teria rejeitado uma proposta para integrar o modelo de IA generativa da Meta ao seu sistema Apple Intelligence.

Leia mais

publicidade
apple ia
Apple busca avançar no terreno da IA (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Parceria possibilitaria opções diversificadas de IA

  • A Meta, empresa-mãe do Facebook, era um dos desenvolvedores de IA com os quais a empresa estava em conversas para aprimorar o Apple Intelligence.
  • A ideia era oferecer aos usuários mais opções diversificadas de inteligência artificial.
  • Além da Meta e da OpenAI, a empresa também negociava com o Gemini do Google, Anthropic e Perplexity.
  • Essas potenciais parcerias permitiriam evitar a dependência excessiva de um único fornecedor de IA.
openai apple
OpenAI oferece versão gratuita do ChatGPT à Apple (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Discordância sobre políticas de privacidade

De acordo com analistas, esta improvável aliança poderia ampliar as capacidades da inteligência artificial nos dispositivos da Apple e fortalecer a distribuição da tecnologia da Meta, redefinindo o cenário da IA no mundo. No entanto, segundo informações da Bloomberg, as negociações não avançaram como o esperado.

A Apple disse não concordar com as políticas de privacidade da Meta. E ainda destacou que não tem planos ativos para integrar o Llama. Por isso, acabou rejeitando a proposta.

publicidade

Recentemente, a empresa anunciou uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT na Siri e o Apple Intelligence no iOS 18. A companhia observa que mais plataformas de IA serão adicionadas no futuro, para que os usuários possam escolher o que funciona melhor para eles.

O Apple Intelligence estará disponível ainda este ano como parte das atualizações do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Inicialmente, apenas em inglês para iPhone 15 Pro e modelos de iPad e Mac com o chip M1 ou posterior. O suporte para idiomas e regiões adicionais será implementado ao longo do tempo.