Versão híbrida de BMW melhora eficiência em mais de 600%; consumo impressiona

O novo M5 será um PHEV com desempenho notável quando a bateria estiver completa; modelo também teve mudanças visuais e de potência.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 28/06/2024 15h17
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Imagem: Divulgação/BMW
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Os mais velhos devem se lembrar que, antigamente, os carros mais potentes costumavam “beber” bastante combustível. Tanto que muita gente preferia comprar um 1.0 (ou Mil) econômico do que modelos mais poderosos.

As novas tecnologias, porém, deixaram esse conceito para trás. Hoje, aliás, é relativamente comum encontrar no mercado um veículo que alie potência com desempenho e economia. Ainda mais se o carro for elétrico.

Veja o caso do novo BMW M5. A versão 2025 (mas que sai este ano) do sedã esportivo de luxo se tornou híbrido e alcançou um dos melhores índices de quilometragem por litro que eu já vi.

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Para você ter uma ideia, estamos falando de um motor V8 4.4 biturbo de quase 600 cv. Na geração anterior, com motor a combustão apenas, essa máquina que ultrapassa os 300 km/h fazia 9 quilômetros por litro.

Já o novo M5, que é um PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), entrega ainda mais potência, com um desempenho praticamente igual, só que muito mais econômico. Sabe quanto ele faz? De acordo com a montadora alemã, ele faz impressionantes 62 km/l com a bateria em 100%.

E isso sem perder a característica esportiva do modelo. Aliado ao motor elétrico, o conjunto chega aos 727 cv e 102,0 kgfm.

Apesar do significativo aumento de potência e torque, seu desempenho de 0 a 100 km/h piorou um pouquinho: antes ele fazia em 3,3 segundos e agora faz em 3,5. Isso acontece por causa da eletrificação, que deixa os carros mais pesados.

Mas nada que tire o brilho dessa nova versão.

Modelo alia potência com desempenho e economia – Imagem: Divulgação/BMW

Outras novidades

  • Sim, a versão 2025 também traz outras mudanças, mas tudo acaba ficando em segundo plano diante desses números inacreditáveis de consumo.
  • A bateria de 18,6 kWh tem suporte para carregamento AC de até 7,4 kW;
  • O tempo de carga, porém, não foi divulgado.
  • A transmissão do M5 é uma Steptronic automática de oito marchas.
  • A tração é dividida entre as quatro rodas, mas o motorista pode decidir quanto de força cada eixo irá receber.
  • Para quem gosta de uma condução mais esportiva, existe a opção de usar marchas manuais que ficam no volante.
  • As rodas são de 20’’ na frente e de 21’’ na traseira.
  • Por dentro, o M5 traz iluminação ambiente, sistema de som Hi-Fi da Bowers & Wilkins, teto panorâmico Sky Lounge, assentos aquecidos e ar-condicionado de quatro zonas.
O belíssimo interior do novo BMW M5 – Imagem: Divulgação/BMW
  • Tem também um conjunto de telas, sendo de 12,3’’ para o quadro de instrumentos e de 14,9’’ para a central multimídia.
  • Visualmente, o M5 segue a linha de outros elétricos da marca, como o i5.
  • A novidade está na parte traseira, com um para-choque arrojado e quatro saídas de escapamento.

Preço e lançamento

A apresentação oficial do BMW M5 está marcada para 11 de julho, na abertura do Goodwood Festival of Speed, que acontecerá no Reino Unido.

O lançamento global, no entanto, ocorrerá apenas em novembro.

O preço base sugerido para os EUA será de US$ 119.500, aproximadamente R$ 658.000 na cotação atual.

Se isso se confirmar, ele será um pouco mais caro que o M5 da geração passada, cujo preço de lançamento foi de US$ 102.600 (R$ 564.900).

O interior visto por outro lado, com destaque para os bancos esportivos – Imagem: Divulgação/BMW

Vale destacar que o modelo foi confirmado para o mercado brasileiro. Não há, no entanto, até agora nenhuma informação sobre janela de lançamento.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.