Perto de fazer um ano, Threads chega a 175 milhões de usuários

Lançado há um ano, o Threads apresenta números expressivos para uma rede social nova; contudo, a plataforma ainda pode entregar mais
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 03/07/2024 15h02, atualizada em 04/07/2024 21h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Era 5 de julho de 2023 quando o Threads surgiu nas lojas de aplicativos dos smartphones pela primeira vez. Prestes a completar o seu aniversário de um ano, a rede social que rivaliza com o X (Twitter) já alcançou 175 milhões de usuários mensais ativos, conforme anunciado por Mark Zuckerberg.

Enquanto o Threads vem crescendo a um ritmo constante – embora não tão rapidamente quanto em seu grande lançamento, Elon Musk não compartilhou métricas comparáveis ​​para o X desde que assumiu o controle da rede social.

A marca dos 100 milhões de usuários mensais foi atingida pela plataforma de Zuckerberg em outubro. Em fevereiro deste ano, o número já havia subido para 130 milhões; e em abril, para 150 milhões.

Leia mais:

threads
Threads vem se firmando como um concorrente sério ao X – Imagem: Koshiro K/Shutterstock

Como acontece com qualquer rede social, e especialmente com Threads, os usuários mensais contam apenas parte da história de crescimento. É revelador que, ao contrário do Facebook, WhatsApp e Instagram, o Meta ainda não compartilhou números diários de usuários. Uma omissão que sugere que Threads ainda recebe muito tráfego de pessoas que ainda não se tornaram usuários regulares.

Ainda assim, 175 milhões de usuários mensais para um aplicativo de um ano é algo bastante significativo. Especialmente considerando o histórico irregular da Meta de lançamento de experimentos de aplicativos independentes ao longo dos anos.

Zuckerberg já teria falado na imprensa estrangeira que acredita no Threads sendo o próximo aplicativo de um bilhão de usuários da empresa.

Threads ainda precisa ser mais rentável

  • Neste momento, o Threads ainda causa perdas financeiras para a Meta, embora certamente a companhia possa financiá-lo indefinidamente.
  • Os executivos estão pensando em ativar anúncios no Threads no próximo ano, embora o plano exato para isso não estar completamente traçado.
  • O esperado é vermos o Threads se conectar ao sistema de anúncios existente do Instagram.
threads-2
O Threads nasceu dentro do Instagram e cresceu meteoricamente – Imagem: Iryna Budanova/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.