Após sete anos em construção, o Shenzhen-Zhongshan Link, novo sistema de túneis e pontes transoceânicas da China, foi inaugurado na província de Guangdong. O nome se refere às duas cidades interligadas pelo sistema, que tem 24 km de comprimento, oito faixas e limite de velocidade de 100 km/h – permitindo realizar em apenas 30 minutos um percurso que, normalmente, levaria duas horas.

Entenda:

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  • A China inaugurou, no fim de semana, o sistema de túneis e pontes transoceânicas Shenzhen-Zhongshan Link;
  • A construção levou sete anos para ser finalizada, e interliga as duas cidades em seu nome;
  • O sistema tem 24 km de comprimento, oito faixas e limite de velocidade de 100 km/h;
  • De ponte mais alta a túnel mais largo, o Shenzhen-Zhongshan quebra, ao todo, dez recordes mundiais bem específicos;
  • A ponte também conta com recursos de segurança que incluem um sistema de combate a incêndios, robôs patrulheiros e luzes codificadas por cores;
  • As informações são da China Global Television Network (CGTN).
Ponte Shenzhong do sistema Shenzhen-Zhongshan Link. (Imagem: Xinhua)

E apesar de não chegar nem perto da maior ponte marítima do mundo, o Shenzhen-Zhongshan tem outras características bem específicas que o tornam digno de nota – para sermos mais exatos, o sistema quebra nada menos que dez recordes mundiais, de acordo com a China Global Television Network (CGTN).

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Estes são os recordes quebrados pelo Shenzhen-Zhongshan, na China

De ponte mais alta a túnel mais largo, confira a lista de recordes mundiais do sistema Shenzhen-Zhongshan:

  • Maior túnel de tubo submerso de duas vias e oito pistas (5.035 m);
  • Maior túnel subaquático de tubo imerso em concreto e aço (até 55,6 m);
  • Maior vão de ponte suspensa de viga de aço totalmente offshore (1.666 m);
  • Plataforma de ponte mais alta (91 m);
  • Maior âncora de ponte suspensa offshore (344 mil m3);
  • Maior velocidade de teste de resistência ao vento em ponte suspensa (83,7 m);
  • Maior distância de navegação em ponte marítima;
  • Maior volume fundido em um tubo imerso em casca de aço com concreto autoadensável (29 mil m3);
  • Batente de água em forma de M mais largo e repetidamente dobrável usado na junta final de um túnel de tubo submerso (3 m);
  • Maior plataforma de ponte de aço com pavimentação de asfalto epóxi (378,8 mil m3).
Sistema Shenzhen-Zhongshan Link quebra 10 recordes mundiais. (Imagem: Xinhua)

O túnel ainda conta com recursos de segurança como sistemas de combate a incêndio e exaustão de fumaça, 14 robôs em monitoramento constante de canos, cabos e possíveis acidentes – nesse caso, o tráfego é redirecionado através de alto-falantes embutidos.

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As paredes ainda possuem um sistema de luz codificado por cores: verdes quando tudo está bem, vermelhas em casos de emergência e amarelas para guiar os motoristas durante evacuações.

Emissoras chinesas divulgaram vídeos que ajudam a ilustrar tudo o que falamos aqui: