Apesar da Apple já ter liberado emuladores em sua loja de aplicativos, o iPhone ainda tem impedido que alguns programas consigam reproduzir as funções de um jogo no celular. Mas, você sabe por que isso acontece? Na liberação da empresa, foram impostas algumas regras, que inclusive, barram um recurso muito importante, o JIT. 

O que é JIT?

O JIT é um recurso responsável por transformar o código de programação em um código de máquina, ou seja, ele permite a compilação de códigos em qualquer sistema, como CPUs, celulares e tablets. 

publicidade

Uma das grandes vantagens do JIT é que ele consegue adaptar o que está ocorrendo no computador ao que a pessoa solicita ao programa. Além disso, o recurso permite que emuladores atinjam maiores níveis de desempenho e eficiência. 

Leia mais:

publicidade

Ao utilizar o JIT, é possível fazer a recompilação do código da CPU emulado do sistema original em um código nativo, voltado ao sistema host de destino. Então, a partir do momento que o código é recompilado, ele pode ser armazenado em cache e utilizado em outro momento no qual a chamada for realizada, sem a necessidade de ser compilado mais uma vez. 

Por que as regras da Apple impedem o JIT?

Pessoa usando celular – no caso, um iPhone 15 Pro
(Imagem: chainarong06/Shutterstock)

Apesar de ser um recurso muito poderoso e eficiente para os jogos, o JIT tem brechas para malwares. Nesse caso, abre espaços para que sejam causados danos em seu aparelho. 

publicidade

Sendo assim, o software que depende de um recompilador JIT, não vai ser aceito pela App Store, o que deixa diversos emuladores de fora dos aparelhos da marca, como o famoso Dolphin. 

Agora, o que resta é esperar para ver se a Apple vai afrouxar as suas regras em relação a isso ou aprimorar o seu sistema de segurança para garantir o funcionamento de emuladores com JIT.