A Apple deve lançar quatro modelos da linha iPhone 16 em 2024 – e todos podem ter o mesmo chip (conhecido popularmente como processador). Pelo menos, é o que aponta o código descoberto pelo desenvolvedor Nicolás Alvarez e compartilhado com o site MacRumors.

Apple deve colocar o mesmo chip nos modelos da linha iPhone 16 (com um porém)

  • A Apple pode estar considerando usar o mesmo chip, possivelmente o A18, nos quatro modelos da futura linha iPhone 16. É o que sugere um código descoberto pelo desenvolvedor Nicolás Alvarez. Esta seria uma mudança significativa em relação às gerações anteriores de iPhone, nas quais modelos Pro contavam com chips mais avançados;
  • O desenvolvedor encontrou menções a números de modelo ainda não associados aos iPhones existentes. Os identificadores encontrados foram: iPhone17,1; iPhone17,2; iPhone17,3; iPhone17,4; e iPhone17,5 (quatro provavelmente associados à linha iPhone 16 e um ao próximo iPhone SE). A repetição do número inicial é o que sugere o mesmo chip;
  • Apesar de todos os modelos poderem compartilhar o mesmo chip A18, a Apple ainda pode diferenciar os dispositivos dentro da linha, por exemplo, ajustando o número de núcleos de GPU ativos ou usando variações como A18 e A18 Pro para os modelos padrão e Pro, respectivamente;
  • A uniformização dos chips na linha iPhone 16 pode ser uma estratégia para ampliar o suporte a recursos de inteligência artificial avançada anunciados para o iOS 18, sob a plataforma Apple Intelligence. Atualmente, somente os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max suportam totalmente esses recursos de IA.

O rumor chama atenção porque a Apple geralmente coloca chips mais avançados nos modelos Pro e Pro Max das linhas, em comparação aos modelos “tradicionais”. Nos iPhones 15 Pro e Pro Max, por exemplo, o chip é o A17 Pro. Já no iPhone 15 “normal” e Plus, o chip é o A16 Bionic.

publicidade

Código pode indicar o mesmo modelo de chip para modelos da linha iPhone 16

Pessoa usando iPhone 15 Pro
Código sugere que a Apple planeja usar o mesmo chip para os modelos da linha iPhone 16 – e até possivelmente para o próximo iPhone SE (Imagem: valiantsin suprunovich/Shutterstock)

O desenvolvedor encontrou menções de números de modelo que não estão associados aos iPhones existentes – ou seja, podem ser de modelos novos. E o esquema de numeração segue a lógica que a Apple usa para seus dispositivos principais.

O código inclui os seguintes identificadores do iPhone:

publicidade
  • iPhone17,1;
  • iPhone17,2;
  • iPhone17,3;
  • iPhone17,4;
  • iPhone17,5.

Note que os cinco começam com o mesmo número, o que sugere que a Apple planeja usar o mesmo chip para eles. Para efeito de comparação, os modelos do iPhone 15 tinha os seguintes identificadores internos:

  • iPhone 15: iPhone 15,4;
  • iPhone 15 Plus: iPhone 15,5;
  • iPhone 15 Pro: iPhone 16,1;
  • iPhone 15 Pro Max: iPhone 16,2.

Outro ponto importante: há cinco números de modelo listados, mas apenas quatro provavelmente estarão associados à futura linha do iPhone 16. O quinto pode ser um futuro iPhone SE. Mas, no momento, não dá para saber.

publicidade

Leia mais:

Os chips podem ser os mesmos no iPhone 16, mas…

iPhone ligando sobre teclado de computador da Apple
Uniformização dos chips mira expandir o Apple Intelligence, mas a Apple ainda pode diferenciá-los (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Os quatro modelos do iPhone 16 podem ter o mesmo chip – no caso, o A18. Mas a Apple ainda pode diferenciar os chips usados nos modelos padrão e nos modelos Pro e Pro Max – por exemplo: nomeando um de A18 e o outro de A18 Pro.

publicidade

A diferença não pararia no nome, claro. A Apple poderia colocar chips A18 com um número menor de núcleos de GPU (ou binados ou desativados) para os modelos do iPhone 16, enquanto reserva chips com GPU melhor para a linha iPhone 16 Pro.

Colocar o mesmo chip A18 nos quatro modelos da linha iPhone 16 (e, quem sabe, no próximo iPhone SE) faz sentido por conta dos recursos da Apple Intelligence previstos para estrear no iOS 18.

A Apple Intelligence precisa de chip avançado e potente para rodar os recursos de IA anunciados pela empresa. Para você ter ideia, apenas o iPhone 15 Pro e Pro Max aguentam a Apple Intelligence atualmente. Mas a big tech parece querer expandir isso.