Um problema de segurança potencialmente preocupante foi encontrado no aplicativo do ChatGPT do macOS: é consideravelmente fácil encontrar os bate-papos armazenados no computador e lê-los em texto simples.

Isso abre uma brecha perigosa para pessoas mal intencionadas que, ao invadir o computador de uma pessoa que possui as conversas com o chatbot armazenadas em textos simples, podem ler os conteúdos dessas conversas e os dados nela contidos.

publicidade

Um usuário do ChatGPT, que descobriu a falha, demonstrou no Threads que a facilidade de acesso significava que era possível que outro aplicativo acessasse esses arquivos e mostrasse o texto de suas conversas logo após elas acontecerem.

Em um teste de segurança que o The Verge realizou, foi possível encontrar os arquivos no computador e ver o texto das conversas apenas alterando o nome do arquivo.

publicidade

Leia mais:

chatgpt
Dados e conversas pessoais com o ChatGPT poderiam cair em mãos erradas com facilidade – Imagem: PixieMe/Shutterstock

A OpenAI foi contatada pelo The Verge para dar explicações sobre esse problema. A empresa disse que lançou uma atualização que diz criptografar os chats.

publicidade

“Estamos cientes desse problema e lançamos uma nova versão do aplicativo que criptografa essas conversas”, disse Taya Christianson, porta-voz da OpenAI, em comunicado ao The Verge.

“Estamos comprometidos em fornecer uma experiência útil ao usuário, mantendo nossos altos padrões de segurança à medida que nossa tecnologia evolui”, conclui o comunicado.

publicidade

Após o download da atualização, o problema parece ter sido corrigido, já que em novos testes, as conversas com o chatbot não estavam mais visíveis em texto simples.

ChatGPT para Mac não segue normas de segurança da Apple

  • Como o aplicativo do ChatGPT nos Macs só pode ser baixado diretamente do site da OpenAI, e não na loja de aplicativos do Mac, o programa não precisa seguir os requisitos de sandbox da Apple, o que seria uma razão para os dados das conversas ficarem tão expostos.
  • Junto a isso, a OpenAI pode revisar as conversas do ChatGPT para segurança e para treinar seus modelos.
  • Caso o usuário não queira permitir que suas conversas sejam usadas nos treinamentos de IA, é possível optar por não deixar a startup usá-las dessa forma.
apple openAI
OpenAI corrigiu rapidamente problema de segurança no Mac – Imagem: Angga Budhiyanto/Shutterstock