O que os brasileiros pensam sobre carros elétricos? Pesquisa responde

56% dos brasileiros não têm interesse em adquirir um carro elétrico; mas a maioria reconhece que eles são importantes para o meio ambiente
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 11/07/2024 04h06, atualizada em 04/08/2025 17h55
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Imagem: buffaloboy/Shutterstock
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Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica mostrou que o carro é o meio de transporte prioritário dos brasileiros. 50% dos entrevistados afirmaram que o veículo próprio é a primeira opção de deslocamento para trabalho ou estudo durante a semana. 61% utilizam aos finais de semana.

Quando questionados sobre a importância de possuir o próprio carro, 51% disseram ser muito importante. Na faixa etária de 65 a 71 anos, o índice chega a 65%.

Em relação ao papel dos carros elétricos para preservar o meio ambiente, 44% dos respondentes afirmam que esses modelos são muito relevantes. Pessoas de 21 a 34 anos são as que mais reconhecem a importância: 47%.

Entre os entrevistados, apenas 2% afirmam possuir carro elétrico. Entre eles, 75% dizem fazer uso diário do veículo e 55% alegam que não pagariam taxa extra para ter um ponto de carregamento no condomínio onde moram.

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E o interesse pelos elétricos?

  • Outro ponto importante é que 56% afirmam não ter interesse em adquirir um carro elétrico.
  • Em relação à demanda sobre pontos de carregamentos, o cenário é de otimismo: 87% acreditam que deve crescer nos próximos anos.
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Brasileiros têm o carro como principal meio de locomoção, mas o modelo elétrico ainda não se popularizou aqui – Imagem: Owlie Productions/Shutterstock

Carros elétricos: Brasil tem carta na manga para fazer diferente e melhor

Um motor elétrico é como um interruptor de luz. Não tem um “aquecimento”. Você pisa no acelerador e ele vai. Ele responde rápido mesmo sem grandes potências. O aproveitamento energético é muito maior. Praticamente toda a energia que entra no motor é aproveitada. Por outro lado, um motor a combustão muito eficiente chega de 30% a 40% de aproveitamento. É muito pouco.

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Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.