Você já agradeceu pelo dia hoje? Bom, saiba que este simples ato de gratidão pode te fazer viver mais alguns anos. Pelo menos, é o que diz um novo estudo realizado pela Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan.

Cerca de 50.000 enfermeiros idosos nos Estados Unidos foram avaliados pela investigação. As evidências indicam que ser grato pode influenciar a saúde física e aumentar a expectativa de vida. Detalhes do resultados da pesquisa foram publicados no JAMA Psychiatry .

publicidade
Pesquisa avaliou o quão gratos os idosos eram e, em seguida, acompanhou os registros de saúde ao longo de três anos. Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock

O segredo para viver mais pode ser a gratidão

  • Em um experimento, idosos com idade média de 79 anos responderam a um questionário para medir o quão gratos eles eram em 2016.
  • Depois, os cientistas acompanharam os registros de saúde de outra pesquisa maior até 2019. Nesses três anos, 4.608 pessoas faleceram.
  • Mas aquelas pessoas que alcançaram as maiores pontuações em gratidão tiveram apenas 9% de chance de estarem neste grupo.
  • Essas pessoas também parecem correr menos risco de morte por qualquer causa, mas principalmente por doenças cardiovasculares.
  • Apesar dos resultados, o estudo não pode comprovar que a gratidão foi responsável por aumentar a expectativa de vida dos participantes.
  • No entanto, as pequenas evidências apontam que ser grato pode te ajudar a alcançar mais anos de vida.
Escrever um diário ajudará você ter intimidade com seus sentimentos e pensamentos
Escrever coisas pelas quais se é grato em um caderno pode ajudar a praticar a gratidão. Imagem: Cast Of Thousands / Shutterstock

Leia mais:

Como a gratidão pode te fazer viver mais?

Às vezes, a atitude de gratidão não necessariamente gera mais saúde. O que pode acontecer é que pessoas com hábitos saudáveis tendem a se sentir assim. Ou seja, o sentimento aparece depois do que de fato aumenta sua expectativa de vida.

publicidade

Os pesquisadores querem entender mais a fundo como a gratidão se relaciona com a mortalidade. Pretendem realizar investigações em um grupo maior e mais diverso de pessoas.

Promover o envelhecimento saudável é uma prioridade de saúde pública, e esperamos que estudos futuros melhorem nossa compreensão da gratidão como um recurso psicológico para aumentar a longevidade

Ying Chen, da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, para o Science Alert.

Embora ainda não haja comprovação de que a gratidão vai te dar mais anos de vida, segundo os pesquisadores, a prática deliberada dela parece surtir algum efeito em algumas pessoas. Por isso, eles dão dicas de como praticar o ato. Escrever ou discutir sobre o que você é grato algumas vezes por semana pode fazer alguma diferença no seu bem-estar.