O maior pacote de senhas roubadas já registrado está à venda na internet desde o início de julho. O arquivo recebeu o nome de “RockYou2024” e inclui praticamente 10 bilhões de senhas que vazaram de diversos serviços, informa a página Cybernews.

O que foi divulgado sobre o vazamento de senhas

  • O site americano chama o vazamento de maior roubo de senhas da história.
  • O arquivo RockYou2024 lista 9.948.575.739 de senhas e está à venda na internet desde a última quinta-feira (4);
  • O nome é uma referência à RockYou, uma empresa que sofreu vazamento massivo de dados em 2009. Foram 32 milhões de contas expostas.
  • Todas as senhas aparecem listadas em texto simples. Sem nenhum tipo de criptografia ou proteção;
  • A boa notícia é que 8,4 bilhões delas são as mesmas de outro vazamento anunciado em 2021, ou seja, a maioria já foi atualizada pelos usuários desde então.

Segundo especialistas ouvidos pela página, o arquivo também mostra senhas corrompidas, sequências de texto coletadas de diversas fontes e sem nenhum dado extra associado (e-mail ou nome de usuário, por exemplo). Na prática, isso dificulta a tentativa de invasão de contas.

publicidade
ataque hacker
Maioria das senhas roubadas já vazaram em 2021. Imagem: shutterstock/Portrait Image Asia

Um motivo de preocupação, no entanto, é a exploração das senhas para aplicar ataques de força bruta, método hacking que usa tentativa e erro para “adivinhar” suas credenciais. Em poucas palavras, o computador tenta exaustivamente combinações de nome de usuário e senha até encontrar as informações corretas.

Vale mencionar que diversos serviços já estão protegidos contra a ameaça. A maioria limita o número de tentativas de acesso em caso de muitas tentativas erradas justamente para se proteger contra ataques de força bruta.

publicidade
hacker
Motivo de preocupação é a exploração das senhas para aplicar ataques de força bruta. Imagem: Maksim Shmeljov/Shutterstock

Leia mais:

Como proteger suas senhas

Apesar de ser impossível blindar todos os seus dados de vazamentos, algumas dicas podem pelo menos prevenir o problema ou diminuir os danos em caso de exposição. Já mostramos aqui no Olhar Digital algumas recomendações para criar senhas mais fortes. Confira mais 3 dicas abaixo: