Imagem: SomYuZu/Shutterstock
O maior pacote de senhas roubadas já registrado está à venda na internet desde o início de julho. O arquivo recebeu o nome de “RockYou2024” e inclui praticamente 10 bilhões de senhas que vazaram de diversos serviços, informa a página Cybernews.
Segundo especialistas ouvidos pela página, o arquivo também mostra senhas corrompidas, sequências de texto coletadas de diversas fontes e sem nenhum dado extra associado (e-mail ou nome de usuário, por exemplo). Na prática, isso dificulta a tentativa de invasão de contas.
Um motivo de preocupação, no entanto, é a exploração das senhas para aplicar ataques de força bruta, método hacking que usa tentativa e erro para “adivinhar” suas credenciais. Em poucas palavras, o computador tenta exaustivamente combinações de nome de usuário e senha até encontrar as informações corretas.
Vale mencionar que diversos serviços já estão protegidos contra a ameaça. A maioria limita o número de tentativas de acesso em caso de muitas tentativas erradas justamente para se proteger contra ataques de força bruta.
Leia mais:
Apesar de ser impossível blindar todos os seus dados de vazamentos, algumas dicas podem pelo menos prevenir o problema ou diminuir os danos em caso de exposição. Já mostramos aqui no Olhar Digital algumas recomendações para criar senhas mais fortes. Confira mais 3 dicas abaixo:
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de julho de 2024 12:51