A Amazon também quer surfar na onda dos chatbots e começou a disponibilizar o Rufus para usuários nos Estados Unidos. Anunciado em fevereiro, o chatbot com inteligência artificial generativa auxilia consumidores durante compras feitos pelo app da Amazon em smartphones.

O Rufus é exatamente o que esperamos de um chatbot de IA da Amazon: ele oferece listas de produtos recomendados, explica o que produtos fazem e oferece informações gerais para auxiliar as compras.

publicidade

Rufus: compare produtos, cheque avaliações de usuários e mais

Segundo a Amazon, o Rufus funciona com base em perguntas feitas pelos usuários. Ao questionar “compare TVs OLED e QLED”, ele pode checar informações sobre os diferentes modelos oferecidos e também conferir avaliações feitas por usuários sobre determinados produtos.

Leia mais:

publicidade

Ele, então, exibe as principais informações para auxiliar o consumidor a tomar a melhor decisão possível na hora de fechar uma compra.

Chatbot Rufus Amazon
Com uso de IA generativa, chatbot Rufus auxilia compras no app da Amazon. Imagem: Divulgação/Amazon

De acordo com a Amazon, o Rufus foi treinado com base no catálogo de produtos oferecidos pela empresa, além de informações públicas encontradas na web e dados obtidos em pesquisas com consumidores.

publicidade

Rufus: em testes e só nos EUA

Por enquanto, o Rufus só funciona nos Estados Unidos em versão beta, e ele só pode ser encontrado no aplicativo da Amazon para smartphones, e está indisponível na versão web do e-commerce.

Para saber mais sobre o funcionamento do chatbot com inteligência artificial, confira o artigo completo do Olhar Digital.